5 pequenos-almoços rápidos e portáteis para os 5 dias da semana

    As suas manhãs durante a semana são uma correria? Não tem tempo para nada? Vai ainda a vestir-se para o carro? Volta atrás porque invariavelmente se esqueceu de um filho? Então este post é para si. São cinco receitas, uma para cada dia da semana, que pode preparar de véspera ou fazer em minutos antes de sair porta fora. Melhor ainda: naqueles dias mesmo dramáticos, pode levar num frasco para comer no escritório ou pelo caminho.

     

    Segunda-Feira: Parfait de Iogurte Grego, Banana e Doce de Framboesa com Granola de Manteiga de Amendoim  

    transferir.jpeg

    Pelo nome parece complicado, mas olhe que não!

    Comece por preparar a granola: aqueça em lume brando a manteiga de amendoim, o mel e o extrato de baunilha. Quando estiver quente, transfira para uma taça e junte a aveia e as sementes de chia. Espalhe a mistura num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno a 160ºC durante 10 a 15 minutos. Deixe a granola arrefecer e guarde-a num recipiente bem fechado.

    Para fazer o parfait, coloque num frasco, primeiro uma camada de iogurte, depois uma colher de sopa de doce de framboesa, a seguir, uma camada de granola e, finalmente, mais uma camada de iogurte grego. Decore com mais um pouco de granola, umas rodelas de banana e umas framboesas. Tape e corra para o carro.

    Todos os detalhes desta maravilha, do blog Ambitious Kitchen, estão aqui.

     

     

    Terça-Feira: Papas de Aveia com Arandos, Laranja e Nozes Pecan 

    Cranberry-Orange-Pecan-Overnight-Oats-5.jpg

    Para fazer esta delícia do blog Broma Bakery só precisa de flocos de aveia, iogurte, água, xarope de ácer, raspas de meia laranja, meia laranja cortada em pedaços e nozes pecan. Misture muito bem todos os ingredientes num frasco e tape-o. Deixe no frigorífico durante a noite e, de manhã, só tem de abrir, pegar numa colher e deliciar-se. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente espreite aqui a receita original. 

     

    Quarta-Feira: Muffins de Bolo de Cenoura com Crumble

    carrot-cake-muffins-crumble-topping-osb.jpg

    Esta receita do blog Oh Sweet Basil tem mesmo de ser preparada de véspera, a não ser que goste de acordar de madrugada ou então não tenha pressa.

    Comece por fazer o crumble: misture a farinha, os açúcares (refinado e mascavado), o fermento e o sal. Depois acrescente a manteiga. Guarde no frigorífico enquanto prepara a massa dos muffins.

    Misture a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio, a canela, a noz-moscada, o gengibre e o sal.

    Numa taça à parte, bata os ovos, o açúcar, a manteiga derretida, o iogurte e a baunilha. Junte cuidadosamente à mistura de farinha e mexa. Acrescente a cenoura ralada e as nozes pecan picadas.

    Depois, já sabe, é só dividir a massa pelas formas de muffin e colocar por cima o crumble. Leve ao forno durante 25 minutos ou até ficarem com um aspeto dourado. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 12 muffins, espreite aqui a receita original. Quando acordar, é só arranjar-se e grab and go!

     

    Quinta-Feira: Smoothie de Leite de Cânhamo com Mirtilos 

    blueberry-hemp-swirl-smoothie-2.jpg

    Comece por fazer o leite de cânhamo, que é como quem diz, misture água com sementes de cânhamo no liquidificador na potência máxima. Guarde-o num recipiente bem fechado no frigorífico.

    Depois prepare o smoothie: bata no liquidificador meia banana, meia chávena de leite de cânhamo e o extrato de baunilha, e divida por dois copos altos. No mesmo liquidificador, bata uma chávena e meia de mirtilos congelados, uma banana, uma chávena de leite de cânhamo e o extrato de baunilha. Despeje nos dois copos, por cima da camada de banana. Decore com mais mirtilos e sementes de cânhamo. Se quiser saber mais detalhes desta receita do blog The Green Life, para 2 pessoas, espreite aqui a receita original.

     

    Sexta-Feira: Parfaits de Pudim de Chia com Compota de Pêssego 

    Peaches-n-Cream-Chia-Pudding-Parfait-0455-1.jpg

    Para fazer o pudim de chia, misture um iogurte de coco com o leite de coco, xarope de ácer e sal. Junte as sementes de chia e tape. Agite bem para que as sementes se espalhem pelo líquido. Leve ao frigorífico durante pelo menos 6 horas para engrossar.

    Para fazer a compota de pêssego, coloque num tacho, em lume médio-alto, os pêssegos congelados, água e o xarope de ácer. Deixe ferver e reduza para lume brando. Tape e deixe cozinhar durante 15 minutos. Apague o lume e use as costas de um garfo para esmagar a fruta que ainda permaneça intacta. Deixe arrefecer totalmente, coloque num recipiente bem fechado e guarde no frigorífico.

    Quando quiser servir, distribua o pudim de chia por 4 taças ou por 4 copos e ponha por cima a compota de pêssego. Decore com umas sementes de abóbora e já está!

    Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente e outros detalhes espreite aqui a receita original do site Blissful Basil.

    Então, conte-me lá, qual é o seu dia preferido?

     

    Uma ótima e rápida semana,

    Ela

     

    fotos: ambitious kitchen; broma bakery; oh sweet basil; the green lifeblissful basil

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *