Admito: estou ligeiramente consternado com aqueles dois quilinhos de gordura que se alojaram confortavelmente dentro do meu perímetro abdominal durante o fim-de-semana. Eu sei que sentimentos destes não são muito habituais na minha modesta pessoa, mas dois mil gramas de lípidos saturados não é uma recompensa que um homem alto e espadaúdo como eu queira receber só por ter ingerido mais de dez tipos diferentes de sobremesas em 48 horas.
Perante esta evidência, vejo-me na obrigação de recorrer àquilo que mais me custa: um regime de contenção alimentar efémero. Repare que eu nunca pronunciei a palavra “dieta”. E muito menos “nutricionista”. É só necessária alguma contenção para me permitir regressar rapidamente para os braços das minhas queridas calorias.
Aqui estão, então, algumas muito convenientes receitas de pequenos-almoços simples, rápidos e, acima de tudo, saudáveis. Daqueles que não engordam e também não atrapalham. Basicamente são pequenos-almoços rápidos de fazer e fáceis de levar na mão, para os dias em que saímos de casa a correr – exactamente, todos os dias de segunda a sexta-feira.
Creme de Sementes de Chia com Baunilha
Prepare as coisas de véspera. Junte num frasco 1,5 chávenas de leite, 1/3 de chávena de sementes de chia brancas, duas colheres de sopa de xarope de ácer e meia colher de chá de extracto de baunilha. Agite bem e deixe no frigorífico durante uma hora. Volte a agitar bem o frasco e deixe-o no frigorífico durante a noite. No dia seguinte de manhã, terá à sua espera um delicioso e suave creme feito com as sementes dilatadas. Coma com uma maçã cortada às fatias fininhas, com outra fruta de que goste mais ou com pistácios. A receita e a foto são do Simple Bites.
Tosta de Aveia com Ricotta e Mel
Aqueça na torradeira duas fatias de pão de aveia (reduz o apetite e o colesterol) e espalhe por cima três colheres de sopa de queijo ricotta e uma colher de chá de mel. Se gostar, pode acrescentar uns grãos de pimenta esmagados. Se quiser ir a comer pelo caminho, faça uma sanduíche com as duas fatias. A receita é da Saveur e a foto da Helen Rosner.
Lá está a banana a salvar o meu pequeno-almoço. Depois dessa estrondosa descoberta que foi o gelado de banana só com um ingrediente, eis que surgem as barritas (fica bastante melhor o som da palavra “barrita” do que “barra”, não fica?) de banana só com quatro ingredientes. E é mais rápido de fazer do que a sombra do Lucky Luke a disparar. Quando acordar, dirija-se à cozinha e esmague com um garfo 2 bananas muito maduras até se transformarem numa pasta quase líquida. Misture as bananas numa taça com 2 chávenas de flocos de aveia, 1/4 de chávena de tâmaras picadas e 1/4 de chávena de frutos secos picados, como avelãs, nozes ou cajus crus. Despeje a misture para um pirex pincelado com azeite e coloque no forno, pré-aquecido a 180º C, durante meia hora. Quando sair do banho, vai ver que está pronto. Só precisa de deixar arrefecer e cortar em quadrados. Pode levar para comer pelo caminho. A receita e a foto são do indispensável The Kitchn.
Parfait de Iogurte e Frutos Silvestres
Esta receita da Food Network entra directamente para o top mundial das mais rápidas e simples de fazer. De véspera, prepare a granola caseira: a receita está aqui e nem leva glúten. No próprio dia, só vai precisar de 1/3 de chávena de iogurte natural magro, 1/3 de chávena de frutos silvestres (frescos ou congelados), 1 colher de sopa de xarope de ácer e 1 colher de sopa de granola caseira. Coloque numa taça ou num frasco por camadas: primeiro um terço do iogurte que vai usar, um terço dos frutos silvestres e uma colher de chá de xarope de ácer. Repita por esta ordem mais duas vezes. Mesmo antes de comer, misture a granola.
Papas de Aveia com Sementes de Chia e Romã
Ah, e tal, não tenho tempo de tomar um pequeno-almoço saudável. Eu próprio já usei essa desculpa várias vezes. Mas, depois dos exageros dos últimos dias, não há mais desculpas: prepare de véspera. Numa taça, junte 1 chávena de flocos de aveia, 2 colheres de sopa de sementes de chia e 1 chávena de leite de amêndoa com baunilha. Noutra, corte duas maçãs às fatias sem casca e misture-as com 1 colher de chá de sumo de limão espremido e 2 colheres de sopa de mel. Envolva bem 1 chávena de iogurte grego com a mistura de aveia e a maçã e deixe no frigorífico durante a noite. Antes de servir, coloque por cima 1/4 de chávena de sementes de romã e 1 colher de sopa de amêndoas laminadas ligeiramente tostadas no forno. A receita e a foto são do blog May I Have That Recipe.
Agora vou ali correr dez quilómetros na passadeira e já volto.
Um bom pequeno-almoço para si onde quer que esteja,
Ele
Confesso que os meus pequenos almoços nunca são iguais, tão depressa como dois ovos estrelados, um chá e torradas, ou uma mixórdia a que eu chamo batido, noutros dias deixo as sementes de chia ou de linhaça a demolhar em bebida vegetal e de manhã tá pronto!
Mas uma coisa é certa, nunca saio de casa sem comer!