5 pequenos-almoços saudáveis com menos de 300 calorias

    Cá em casa o ambiente está tão tenso como na península da Coreia. A minha querida Mulher Mistério não tem armas nucleares, mas tem o mesmo tom autoritário do Kim Jong-un. Felizmente, em vez de lhe dar para a guerra, o autoritarismo deu-lhe para a dieta.

    Desde que acabou o mês de Agosto que Ela proibiu os pequenos-almoços calóricos nesta casa. A partir de agora, e até “novas ordens em contrário” – é uma citação textual da mensagem de WhatsApp Dela –, não há pequeno-almoço com mais de 300 calorias nas redondezas. Eu ainda pensei em contestar, mas antes que Ela imponha o penteado do Kim Jong-un a toda a Família Mistério, acho melhor acalmar os ânimos. E como é que faço isso? Com receitas light. Para já, estes são os primeiros pequenos-almoços sub-300 que vamos fazer.

     

    Omelete de claras com tomate, abacate e morango

    258 calorias

    18992124_pyO8N.jpeg

    O segredo desta receita do site Buzzfeed está nas três claras. Nesta omelete não entram gemas e é isso que lhe permite apresentar-se aqui com umas orgulhosas 258 calorias. Além disso, ainda leva 1/4 de um abacate cortado em pedaços, tomatinhos chucha e morangos. Para lhe dar sabor, acrescente coentros, sumo de lima e uma pitada de flor de sal. 

    O resultado é um pequeno-almoço leve mas que o vai alimentar até à hora do almoço. A receita completa está aqui.

     

    Papas de aveia com chocolate

    191 calorias

    chocolate-protein-overnight-oats_2858.jpg

    A autora desta receita, do blog Amy’s Healthy Baking, garante que esta delícia sabe a qualquer coisa entre um chocolate quente e uns brownies com o interior molhadinho. E isso foi o suficiente para colocar estas papas de aveia com chocolate no topo da nossa lista de pequenos-almoços saudáveis.

    Para mais, são facílimas de fazer. De véspera, só precisa de juntar num frasco flocos de aveia, iogurte grego magro, leite magro, cacau em pó e um adoçante natural, como stevia ou xarope de ácer. Mexa e deixe no frigorífico durante a noite, pelo menos 8 horas. No dia seguinte de manhã, é só servir e comer. No Inverno, também fica óptimo depois de aquecido no microondas. Veja a receita completa aqui.

     

    Parfait de abóbora, granola e morangos

    298 calorias

    19224904_AJZ55.jpeg

    O puré de abóbora dá uma textura cremosa a esta receita do delicioso blog Healthy Nibbles and Bits e vai ajudar a deixá-lo cheio até à hora do almoço. Depois, é juntar-lhe xarope de ácer e canela para lhe dar um toque adocicado. No momento de servir, prepare um copo de vidro em camadas: o puré de abóbora por baixo, o iogurte e finalmente a granola. Termine com mais uma camada de iogurte e com os morangos no topo. Total de calorias? 298. Veja todos os detalhes aqui.

     

    Iogurte grego com pêssego e nozes pecan

    259 calorias

    iogurte.png

    Acorda atrasado de manhã. Já não tem tempo para nada. Entra na cozinha e tudo o que consegue preparar é uma torrada e um copo de leite. Nada disso. Pelo tempo que demora a fazer uma torrada, pode aperaltar esta taça saudável, do site Buzzfeed. Só precisa de misturar o iogurte grego magro com extracto de baunilha e canela. Sirva-o numa taça com um pêssego cortado em pedaços e com dez nozes pecan por cima. Se quiser, ainda lhe pode acrescentar mais um pouco de canela por cima.

    Para ver as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

     

    Papas de iogurte grego com sementes de chia, cereais, banana e nozes

    198 calorias

    19221878_AZTtk.png

    No meio de tanta imposição dietética, tinha de dar a palavra à minha querida Filha Mistério adolescente. Dona de uma profunda obsessão pela balança, descobriu recentemente que as sementes lhe vão reduzir três quilos de um dia para o outro. Como não quero ser eu a contrariá-la nesta fase difícil da idade do armário, vou preparar-lhe esta semana esta receita do blog Fit Foodie Finds, que é o seu pequeno-almoço preferido.

    De véspera, a Mini-Misteriosa junta numa taça iogurte grego light com leite de amêndoa, mel e sementes de chia. Na hora do pequeno-almoço, só tem de se servir e colocar por cima os toppings: cereais puff (encontra, por exemplo, no Celeiro), banana, amoras, nozes pecan e um fio de mel. Veja mais detalhes aqui.

    Agora é só escolher qual vai fazer amanhã.

     

    Leia ainda: 

     

    Um óptimo pequeno-almoço para si onde quer que a dieta esteja,

    Ele

     

    fotos: buzzfeedamy’s healthy bakinghealthy nibbles and bitsfit foodie finds

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *