5 pequenos-almoços saudáveis para fazer dentro de um frasco e levar para o trabalho

    Depois de um jogo sofrido como o de ontem e de um fim-de-semana ao melhor estilo “Vai ser tão bom, não foi?”, em que cada decisão de Bruno de Carvalho não durou mais de duas horas, não me resta outra alternativa que não seja fazer uma pausa no futebol e voltar à dieta da minha querida e estimada Mulher Mistério. E não há nada como começar a dieta logo de manhã, com pequenos-almoços leves – tanto para a balança como para levar para o trabalho.

    A verdade é que a minha empenhada Mulher Mistério sai sempre a correr para o trabalho. E, muitas vezes, nem consegue tomar o pequeno-almoço em casa. Resultado: acaba invariavelmente nos braços de um perigoso e calórico croissant devorado furiosamente enquanto se senta à secretária para começar a trabalhar.

    Pois bem, perante esta situação-limite, eis que encontrei a salvação para a linha desta pobre Família Mistério: uma preciosa lista do site Above & Beyond que reúne cinco facílimos e dietéticos pequenos-almoços para fazer em casa, em dias de correria. Além de ficarem prontos em apenas dois minutos, são preparados dentro de um frasco. Depois, é só tapar e levar. Sem deixar louça por lavar (eta, poesia boa!).

    19907973_bsVGL.png

     

    Mousse de chia sem açúcar

    É um clássico desta casa e um dos pequenos-almoços mais fáceis e práticos de fazer. De véspera, deite 45 g de sementes de chia para dentro de um frasco, juntamente com 240 ml de leite. Coloque no frigorífico e deixe as sementes ensoparem durante a noite. No dia seguinte, de manhã, só precisa de acrescentar um fio de geleia de agave – ou de outro adoçante natural –, cacau, frutos vermelhos ou qualquer outra coisa que tenha no frigorífico e que lhe apeteça – mas que seja light, claro. Feche o frasco e um bom dia de trabalho. Se quiser, veja aqui um vídeo que o ensina a fazer uma mousse de chia em poucos minutos, ou então leia este post com 3 receitas diferentes de pudim de chia.

    20087073_z3kmn.png

    Ovos mexidos no microondas

    Tira a frigideira do armário, derrete a manteiga, parte os ovos, mexe, mexe, mexe, depois desliga o fogão, lava a frigideira e vai trabalhar… Nada disso, aqui está a solução fácil e prática para fazer uns deliciosos ovos mexidos dentro de um frasco sem deixar loiça para lavar: o microondas, pois claro. 

    Bata ligeiramente dois ovos dentro de um frasco, acrescente uma mão cheia de espinafres baby picados e outra de queijo light ralado. Leve o frasco destapado ao microondas durante 30 segundos. Mexa e repita o processo, sempre com o microondas na potência máxima, mais uma ou duas vezes. Quando os ovos estiverem prontos, tape o frasco e vá à sua vida – se o seu trabalho não for longe, ainda chega lá com os ovos quentinhos.

    20345607_Oz7jj.jpeg

    Parfait de granola

    Aqui tem duas hipóteses: ou compra a granola pronta ou faz a sua granola caseira e light em casa. E, neste caso, tem uma fabulosa receita do blog Pinch of Yum. Depois de ter a granola pronta, guarde-a num frasco durante toda a semana. Na hora do pequeno-almoço, só precisa de alternar camadas de iogurte grego, granola e fruta, dentro de um frasco. E tapar. E levar. Se quiser um parfait mais requintado, também pode colocar, no meio, uma camada de manteiga de amendoim ou de compota de fruta, como nesta receita do blog Broma Bakery.

    avocado-smoothie.jpg

    Smoothie de abacate

    De fruta, de cacau ou até de vegetais, é sempre uma solução rápida, saudável e que nos deixa cheios até à hora do almoço. Uma das minhas receita preferidas é este fantástico smoothie de abacate, do site Bon Appétit, feito com abacate, leite, sumo de lima espremido no momento e manjericão. Para adoçar, eles usam açúcar, mas eu prefiro mel ou geleia de agave. É só bater tudo num liquidificador, colocar dentro de um frasco e levar consigo.

    20030759_gfiPZ.jpg

    Papas de aveia com iogurte

    E, para acabar, mais um clássico da cozinha desta casa: umas fenomenais papas de aveia. Na véspera, à noite, misture quantidades iguais de papas de aveia e de leite ou de iogurte, dentro de um frasco. Coloque no frigorífico e vá dormir. No dia seguinte de manhã, acrescente fruta fresca, frutos secos, flocos de coco ou até um bocadinho de granola que fez para o parfait. Feche o frasco e vá descansada para o trabalho. Veja aqui esta deliciosa receita de papas de aveia com granola e iogurte.

     

    Um óptimo pequeno-almoço para si onde quer que a dieta esteja,

    Ele

     

    fotos: half baked harvest; casal mistério; broma bakerybon appétit

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *