5 receitas de panquecas saudáveis para a dieta de verão

    A coisa não está fácil. Neste caso, a “coisa” é a minha vida de responsável pela cozinha da Família Mistério. Não só as crianças exigem sobremesas deliciosas como a minha prezada Mulher Mistério agora impõe receitas absolutamente saudáveis. Até ao Verão, não entram nesta casa calorias, açúcares ou hidratos de carbono. E eu não tenho outro remédio senão sujeitar-me, num obediente silêncio, a esta opressiva ditadura do biquíni. 

    Foi exactamente por causa deste temível regime despótico que me empenhei em reunir as mais saudáveis e deliciosas receitas de panquecas para termos uns pequenos-almoços sem peso na consciência.

     

    Panquecas de Smoothie de Mirtilos

    image.jpeg

    Para começo de conversa vou só dizer-lhe um número: 400. Não, não estou a falar do número de gramas de açúcar, estou a falar do número total de calorias desta fantástica receita. Agora podemos passar ao segundo ponto: panquecas de smoothie? Exactamente. A ideia é do inigualável Jamie Oliver. Foi ele que decidiu transformar um smoothie saudável e delicioso numas panquecas ainda mais saudáveis e ainda mais deliciosas. Tudo o que tem de fazer é juntar mirtilos, banana, leite e ovo com um pouco de farinha de trigo integral numa batedeira. Mas o melhor é ver a receita aqui.

     

    Panquecas de Amêndoa e Baunilha

    image.jpeg

    Porquê usar farinhas calóricas quando pode usar farinha de amêndoa? Além disso, está a dar um sabor único e irresistível às suas panquecas. Esta deliciosa receita do blog The Roasted Root leva ainda leite de amêndoa, ovos e extracto de baunilha. Não há cá açúcares nem outras criações do demo. Só tem de ter cuidado com uma coisa: não se arme em Ratatouille a atirar a panqueca ao ar porque a farinha de amêndoa não tem a mesma consistência da outra. Para saber todos os detalhes, veja a receita aqui.

     

    Panquecas Vegan sem Glúten e sem Açúcar

    image.jpeg

    São doces por causa da farinha de aveia e carregadas de proteínas graças à farinha de quinoa. Depois, levam sementes de linhaça para substituir os ovos e óleo de coco para lhe dar um toque especial. Ah, é verdade, também têm uma super mistura de sementes: girassol e abóbora tostadas, chia, cânhamo, papoila e sésamo pretas. Para ver a receita completa do site Dolly and Oatmeal, é só ir aqui.

     

    Panquecas de Banana só com 3 Ingredientes

    image.jpeg

    Não levam leite? Check. Não levam farinha? Check. Não levam açúcar? Check. Então o que é que levam? Banana, ovos e canela. Tão simples, delicioso e saudável quanto isto. Tudo o que tem de fazer é misturar bem estes três ingredientes até ficar com uma massa. Depois deite a massa cuidadosamente para uma frigideira e deixe cozinhar bem para não desfazer tudo. Vai ver a maravilha que o espera. A receita do blog Zoom Yummy está aqui.

     

    Panquecas de Banana e Manteiga de Amendoim

    image.jpeg

    E se, em vez de canela, colocar manteiga de amendoim? É isso mesmo: esta receita tem os mesmos três ingredientes da outra aqui de cima, só que leva manteiga de amendoim no lugar da canela. Ok, se estiver num dia de extravagâncias, pode usar manteiga de amendoim e canela. E não comece já a protestar porque há manteigas de amendoim saudáveis – tudo o que tem de fazer é procurar as manteigas que não levam açúcar. Junte todos os ingredientes numa taça e já está. Veja aqui a receita do blog Gluten Free Fix.

    Agora confesse lá: estas cinco receitas são ou não são uma boa inspiração para uma semana de dieta?

     

    Umas óptimas panquecas para si onde quer que a balança esteja,

    Ele

     

    fotos: buzzfeed; the roasted root; dolly and oatmeal; zoom yummy; gluten free fix

     

    3 comentários em “5 receitas de panquecas saudáveis para a dieta de verão

    1. Aquilo que sugiro é que pique a aveia para ficar em farinha. Eu junto sempre 1 ovo, embora existam receitas sem ovo e depois pode juntar proteína, manteiga de amendoim, linhaça,etc

    2. Eu já fiz panquecas de aveia, com 1 banana esmagada, 1 ovo inteiro (depende da quantidade que quer fazer, mas estas porções dão umas 4 panquecas) e aveia a gosto, misturei tudo bem e fiz numa frigideira anti aderente. A mim não pegou nem desfez, deixei apenas ficar dourado antes de virar com uma espátula.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *