Este não é um texto sobre gelados de banana ou smoothies de banana. Este é um texto sobre as maravilhosas receitas que podemos fazer com banana. É um texto para bananófilos convictos como eu e a minha querida Família Mistério. É um texto sobre tostas de banana, chips de banana, biscoitos de banana, curd de banana e outras fantásticas formas de utilizar aquela que é uma das frutas mais versáteis que a Humanidade já conheceu. Agora pegue no avental e ligue o forno, porque isto vai aquecer. As sugestões são do fabuloso site The Kitchn, por isso pode ver as receitas originais aqui.
Chips de Banana
Na verdade não são chips de banana, são chips de banana pincelados com coco e polvilhados com cardamomo, o que dá para perceber que é de um outro campeonato completamente diferente que estamos a falar. Juntar às rodelas de banana estaladiças e caramelizadas o coco e o cardamomo, é como juntar um microfone a Marcelo Rebelo de Sousa – parece que foram feitos um para o outro.
Tudo o que tem de fazer é cortar a banana em fatias de 3 milímetros (está a ver bem o preciosismo?), colocar as fatias em cima de uma folha de papel vegetal, pincelá-las com o óleo de coco, salpicar o cardamomo em pó por cima e levá-las ao forno, pré-aquecido a 100º C, durante cerca de 90 minutos. Vire-as ao contrário e cozinhe-as mais 60 minutos. A temperatura baixa vai secar a banana, mantendo o açúcar da fruta no interior e caramelizando-o ligeiramente. Sirva depois de as deixar arrefecer pelo menos durante uma hora. E não se preocupe porque vão continuar estaladiças quando as trincar frias.
Biscoitos de Banana e Chocolate
Há melhor combinação do que banana e chocolate? Talvez morangos e chocolate. Ou framboesas e chocolate. Ou uvas e chocolate. Na verdade, tudo fica bem com chocolate, mas para esta receita só vai precisar de quatro simples ingredientes, o que torna tudo mais fácil: 2 bananas maduras, 100 g de coco ralado, 45 g de flocos de aveia e 45 g de pepitas de chocolate pequeninas.
Junte tudo – menos as pepitas de chocolate – num triturador ou na Bimby e pique até as bananas estarem desfeitas e os ingredientes bem ligados entre si. Misture as pepitas de chocolate com uma colher e faça pequenos montinhos desta massa em cima de um tabuleiro com uma folha de papel vegetal. Leve ao forno, pré-aquecido a 180º C, durante 20 a 25 minutos. Não são iguais a uns biscoitos de manteiga, mas vai ver que são uma delícia.
Sonhos de Banana com Miso
Com miso?! Com miso. Mas antes de começar a franzir a sobrancelha e a trocar-nos pelo blog do Cláudio Ramos, deixe-me explicar que é uma das melhores combinações que poderia encontrar. Não vai propriamente mergulhar umas rodelas de banana numa sopa japonesa, vai é fazer uma deliciosa sobremesa com um pouco de pasta miso.
Corte duas bananas em pedaços largos. Coloque tudo num pirex e espalhe por cima 1 colher de sopa de manteiga partida em bocadinhos e 1 colher de sopa de pasta de miso. Leve ao forno, pré-aquecido a 200º C, durante meia hora, mexendo a meio para cozinhar tudo de forma igual. Retire a banana do forno e deixe arrefecer.
Agora coloque cerca de 8 centímetros de óleo de canola numa panela de ferro e leve a lume médio-alto até atingir cerca de 180º C. Enquanto isso, misture numa taça grande 130 g de farinha, 2 colheres de sopa de açúcar mascavado, meia colher de chá de canela, meia colher de chá de fermento e 1/4 de colher de chá de sal. Noutra taça mais pequena, junte 2 gemas de ovo, 60 ml de leite, meia colher de chá de extracto de baunilha e 2 colheres de sopa de pasta miso. Envolva a banana assada nos ingredientes líquidos e depois misture tudo na taça onde está a farinha – mas tenha cuidado para não mexer demais.
Agora tire desta mistura vários sonhos com o tamanho de uma colher de sopa e frite-os no óleo de canola, sem os sobrepor (repita várias vezes se precisar), durante três minutos até começarem a ficar dourados. Coloque-os em cima de uma folha de papel de cozinha para escorrer o óleo e polvilhe-os com açúcar em pó. Sirva com caramelo líquido ou curd de banana.
Curd de Banana
Eu ouvi alguém falar em curd de banana? Ouviu, sim, senhora. É uma espécie de lemon curd, mas com banana: óptimo para colocar em cima destes sonhos, nuns waffles, numas panquecas, numa taça de iogurte grego ou até para comer à colherada, sem cerimónias nem olhares reprovadores da minha querida Mulher Mistério.
Comece por esmagar 2 bananas numa taça. Numa taça diferente, bata 1 ovo grande, 1 gema e 50 g de açúcar. Agora, derreta duas colheres de sopa de manteiga numa panela pequena, em lume brando. Acrescente as bananas esmagadas e deixe cozinhar até começar a fazer bolhas. Retire uma colher de sopa das bananas que estão na panela e misture na taça com os ovos. Depois, deite os ovos para a panela e cozinhe até o creme começar a engrossar. Acrescente uma colher de sopa de sumo de limão e uma pitada de sal e deixe ao lume mais dois ou três minutos. Finalmente, passe o curd por um liquidificador ou pela Bimby durante uns segundos, só para desfazer os grumos e ficar com um creme suave.
Tosta de Banana
É estranho, não é? Eu também achei até dar a primeira dentada. Hoje, as tostas de banana e mel são um dos meus pratos preferidos para um pequeno-almoço de fim-de-semana (durante a semana, Ela impõe duríssimas regras de contenção calórica).
Tudo o que tem de fazer é desfazer uma banana madura com um garfo e espalhar por cima de uma tosta de pão integral ou de sementes. Depois, salpique com mel, sementes ou até com flor de sal. Vai ver a maravilha que não é.
Uma óptima receita para si onde quer que as bananas estejam,
Ele
receita e fotos: the kitchn
E uma tosta de banana com manteiga de amendoim!? Do melhor 😛