Como é que vai ser o seu Domingo de Páscoa? Vai receber a família inteira e ainda não comprou o cabrito nem os ovos de chocolate? Está desesperado porque ainda não teve tempo para pensar no que vai servir ao almoço? Porque não variar este ano? É exactamente para isso que aqui estamos: para variar e mostrar-lhe seis irresistíveis sugestões para passar um domingo de Páscoa diferente – à mesa do brunch. São os brunches especiais de Páscoa em Lisboa e no Porto. Com buffet, claro, porque neste domingo não há cá dietas.
Pestana Palace
Lisboa
Esta Páscoa, há programa especial no Pestana Palace. Enquanto os pais comem um bom brunch, os filhos participam numa caça aos ovos organizada pelo hotel. Não fossem os nossos filhos mais preocupados em caçar comida do que em caçar ovos e eu admitia seriamente esta sugestão. Até porque o brunch também vai ter uma ementa especial: além do buffet habitual, com sushi, ostras frescas, saladas, queijos, enchidos, ovos de todas as formas e feitios, pão e uma mesa de doces de me deixar a babar as cataratas do Niagara pela boca abaixo, há ainda perna de borrego do monte, bôla de carne, folar de Páscoa e mais algumas surpresas especiais para a época.
Logo à chegada, é recebido com uma bebida de boas-vindas preparada pelo barman do hotel e depois tem muito com que se entreter entre as 12h30 e as 16h, numa sala linda decorada com mobiliário clássico e uns frescos deslumbrantes. É claro que tudo isto tem um preço – e não é baixo. Pelo brunch especial de Páscoa, os adultos pagam 59 euros.
Grande Real Villa Itália
Cascais
Gosta de comida japonesa? Então, tem sushi. Prefere comida mexicana? Também há um cantinho com nachos, guacamole, molho de iogurte ou tomate concassé. Não, senhor, o que gosta mesmo é de cabrito assado? Também há. No brunch especial de Páscoa do Hotel Grande Real Villa Itália, em Cascais, há quase tudo num buffet onde encontra ainda risottos e massas feitos no momento com ingredientes escolhidos por si.
Se preferir as sugestões mais de pequeno-almoço, experimente os vários tipos de ovos feitos mesmo à sua frente: benedict, omeletes ou mexidos com espargos ou farinheira. Há também tomate e cogumelos assados, bacon e salsichas de peru, queijos, carnes frias, shots de salmão fumado com natas cítricas, melão com presunto, rosbife, morcela assada com broa de milho e maçã, pastelinhos de bacalhau crocantes e várias saladas, como a de pimentos com mozzarella e croutons ou a de queijo chèvre com frutos secos e alface romana.
Há ainda caldo verde, bacalhau lascado com grelos e broa ou várias sobremesas. O preço sobe para os 35 euros por pessoa e dá direito a um cocktail de boas-vindas. Se quiser ver o menu completo, carregue aqui.
Grande Hotel
Porto
Ter um brunch especial de Páscoa já é bom, agora ter um brunch especial de Páscoa no hotel mais antigo do Porto consegue ser ainda melhor. Aqui vai ter um buffet de frios com pataniscas de polvo, focaccia de azeitona, tartelettes de queijo fresco com salmão marinado, folar de carnes, leitão assado (é pena o leitão ser frio…), sapateira, camarão e várias saladas.
Depois, tem uma zona com especialidades quentes que vão do lombinho de bacalhau com crosta de broa e cebola roxa confitada ao cabrito assado com esparregado e arroz de miúdos, passando pelo linguine com camarão e cogumelos. E finalmente, claro, as imperdíveis sobremesas, com os mini-jesuítas a liderar este pelotão de calorias onde também estão as pêras em moscatel e canela, os morangos assados com iogurte grego e chocolate ou a tarte de maracujá merengada. Mas o melhor mesmo é ver a lista completa aqui.
Os adultos pagam 38 euros e as crianças até aos 10 anos 19 euros. O brunch dos adultos tem incluído o vinho Burmester.
Altis Belém
Lisboa
Pode começar com uma salada de quinoa com legumes assados e peito de pato. Depois, passar para umas tortillas de milho com guacamole. A seguir, experimentar a canja de perdiz com hortelã. E ainda provar o cabrito assado com batata padeiro, grelos e arroz de enchidos. Isto antes de se dedicar às sobremesas, claro, porque aqui há farófias, toucinho do céu, tarte de amêndoa, ovos da Páscoa e muito mais.
Outra alternativa é começar com o salmão fumado, passar para o folar de carnes, dar uma espreitadela ao leitão assado (só é pena é ser frio…), provar o caril de marisco com arroz árabe e entregar-se nas mãos das sobremesas. Ou, então, nada disto. O melhor mesmo é ver o menu completo deste buffet especial de Páscoa aqui, porque o brunch do Altis Belém é um dos mais famosos de Lisboa. Ainda mais agora que anunciou que vai abrir o famosíssimo restaurante Sushic no local.
O espaço é aberto e arejado, com as paredes em vidro e com uma magnífica esplanada com vista para o rio Tejo. Por este brunch especial de Páscoa, terá de pagar 55 euros por adulto, com chás, refrigerantes, sumos e vinhos incluídos. As crianças até aos 11 anos têm 50% de desconto.
Sheraton
Lisboa
É melhor dizer isto devagarinho para não haver confusões: churros, panquecas, cupcakes, taça de suspiros. Decorou bem? É conveniente que o faça porque o brunch do Hotel Sheraton promete. Neste domingo de Páscoa, vai haver novidades, como cabrito, ovos, folares e outras especialidades. E é por isso que o preço sobe para os 40 euros sem bebidas.
Ainda não há muito mais novidades sobre a ementa, mas é garantida uma zona onde fazem pastas e risottos à sua frente. Ou uma boa variedade de queijos e presuntos. Ou aquele que é um dos petiscos irresistíveis aqui: os espargos verdes enrolados em presunto pata negra.
O melhor mesmo é ir começando a preparar-se para esse grande dia de Páscoa. Entre as 12h30 e as 16h, vai ter muito para provar.
Museu do Oriente
Lisboa
Aqui não há ementa especial, mas há provavelmente o buffet com a melhor relação qualidade-preço de Lisboa. E eu não me sentiria bem com a minha consciência se guardasse este brunch só para mim. Se dispensar o cabrito no domingo, pode sempre começar o dia no restaurante panorâmico, com vista sobre o Tejo. Pode não ter folar, mas tem brioches, panquecas, mini-bolas de Berlim, crostinis de cogumelos e tomilho ou tomate, brie, presunto e manjericão, sanduíches, quiches e várias saladas, como pêssego e mozzarella ou salmão, maçã e aneto.
Mas o que torna este brunch especial são as especialidades asiáticas: das espetadas yakitori de frango ao salmão teriyaki, do yakisoba de camarão às lulas com natas à goesa. Tudo isto por 20 euros por adulto ou 10 euros por criança até aos 12 anos. Convém marcar com antecedência porque o brunch está quase sempre cheio.
Um óptimo brunch para si onde quer que esteja,
Ele
Sugestões realmente irresistíveis.
O hotel mais antigo do Porto não é o Grande Hotel do Porto, mas sim o Grande Hotel de Paris, embora tenham apenas 3 anos de diferença.
A. M.