6 dicas para fazer um detox depois do natal

    Está mais cheio do que o peru que comeu ontem? As suas calças já não fecham? Ainda sente os litros de álcool a deambularem no estômago? Não se preocupe. Não está sozinho nem sozinha. Somos muitos. Está na hora de limpar o seu organismo dos excessos dos últimos dias e fazer um detox. É fundamental. A ideia não é emagrecer de um dia para o outro, mas é limpar o seu corpo, aumentar os seus níveis de energia e sentir-se bem. Aqui ficam algumas dicas de nutricionistas e especialistas.

    anna-pelzer-IGfIGP5ONV0-unsplash.jpg

     

    1. Evite alimentos processados

    Durante o dia de hoje evite pratos com muita gordura saturada e fritos, bem como charcutaria, queijos, carne vermelha, cereais refinados, lacticínios, café e produtos com açúcar. Ah, claro, e bebidas alcoólicas. Vá lá, não revire os olhos. É só hoje. Para a semana, temos o fim do ano.

    2. Hidrate o seu corpo 

    Nunca se esqueça de que os líquidos são os nossos melhores amigos depois de vários dias de excessos. Beba muita água, chás antioxidantes, como o chá verde por exemplo, e já sabe que água morna com limão e gengibre de manhã é meio caminho andado para uma boa recuperação. Caldos e smoothies de legumes também são uma excelente solução.

    drew-jemmett-qEcWgrTG578-unsplash.jpg

    3. Opte por alimentos recheados de proteínas 

    Já experimentou uma omelete de claras, por exemplo? Eu já comi várias vezes ao pequeno-almoço e é bastante agradável. É saciante e faz muito bem à sua saúde. Fuja das gemas que são demasiado gordurosas. Legumes, frango grelhado sem molho e arroz branco também ajudam a saciar. Ok, pode usar um bocadinho de molho de soja e gengibre para dar um saborzinho… Se lhe apetecer lanchar, opte por um iogurte natural que é rico em probióticos e ajuda ao funcionamento do sistema digestivo. Se ingerir uma boa quantidade de proteínas está a ajudar o seu fígado a limpar o organismo ao mesmo tempo que reforça a sua massa muscular.

    caroline-attwood-TIl8Ow2ghSg-unsplash.jpg

    4. Coma muitas fibras e vitamina C 

    As fibras são fundamentais para manter uma alimentação equilibrada e, nestas alturas de detox, têm inúmeras vantagens: além de combaterem a prisão de ventre e aumentarem os níveis de saciedade, ajudam a eliminar as toxinas do intestino. E onde as encontra? Nas frutas, nos legumes, nos cereais, nos frutos secos e nas sementes. A vitamina C é vital para limpar o organismo e ajudar o fígado a fazer o seu trabalho. Além disso, é rica em antioxidantes, ajuda a fortalecer as defesas naturais do corpo porque combate os radicais livres. Encontra-a na laranja, no limão, nos morangos, em muitas frutas e alguns legumes.

    naveed-pervaiz-IlnF2g_3tpY-unsplash.jpg

    5. Faça desporto 

    Eu sei. Ninguém merece a seguir ao Natal. Mas se até eu vou praticar desporto hoje, qualquer pessoa consegue. Se estiver mesmo KO, vá dar um passeio a pé, caminhe junto ao mar ou no campo, ou dê a volta ao quarteirão. Desde que saia do sofá e se mexa, já é meio caminho andado. Ou então arrume a casa. A nossa, depois do Natal, fica virada do avesso.

    6. Durma bem 

    Toda a gente sabe que dormir faz bem à saúde: física e mental. Graças a Deus, durmo muito bem, diz o meu querido Marido Mistério que durmo bem demais, que nem uma pedra. Já ele, acorda com uma formiga no quarto. Já lhe expliquei que dormir pouco dá mais fome, tem um impacto negativo nos níveis hormonais, provocando o aumento de peso e desacelera o metabolismo. Além disso, uma boa noite de sono reduz o stress, melhora o seu humor, estimula o raciocínio, ativa a sua memória, reduz o apetite e rejuvenesce a pele.

    Bem, vou ali dormir uma sesta e já venho!

     

    Bom detox para si, e para mim,

    Ela

     

    fotos: Anna Pelzer/Unsplash; Caroline Attwood/Unsplash; Brooke Lark/Unsplash;Naveed Pervaiz/Unsplash

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *