Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

6 óscares do turismo que ficaram por atribuir a portugal (e havia muitos mais para dar)

16644382_5EH6r.jpeg

Portugal bateu ontem todos os recordes, com 16 prémios atribuídos nos World Travel Awards, os Óscares do Turismo. No entanto, não mereceu o que ganhou. Merecia muito mais! Faltou dar prémios aos Açores, ao Porto, a Aveiro, ao Alentejo e a todos os outros recantos e detalhes que fazem de Portugal o melhor destino do mundo.

Aqui ficam apenas algumas das injustiças desta cerimónia. Nós encontrávamos seguramente 106 Óscares que ficaram por atribuir, mas hoje só vamos falar destes 6.

 

O terraço

Hotel Vale do Gaio, Alcácer

16644424_nKCFZ.jpeg

Há recanto mais delicioso do que este? A barragem alentejana de um lado, as camas e os almofadões coloridos do outro. O terraço do Hotel Vale do Gaio, em cima da Barragem Trigo de Morais, em Alcácer do Sal, representa a integração perfeita de natureza e conforto. Para nós, já merecia um Óscar há muito tempo.

 

O largo

Cacela-Velha, Algarve

21052958_SwZYi.jpeg

No largo da igreja, de Cacela-Velha, no Algarve, tem tudo: edifícios com 500 anos, uma vista para o mar de cortar a respiração e umas ostras de o fazer implorar por mais. Esta aldeia histórica está escondida no meio do Algarve, num pequeno paraíso que é obrigatório visitar. E não se esqueça de levar o telemóvel porque a luz do fim de tarde aqui é única.

 

O rio

Douro, Norte

21176306_sL4Wf.jpeg

Os hotéis de charme em cima da água, as cascatas naturais onde pode tomar banho, as quintas onde prova os melhores vinhos e até o comboio a vapor que percorre uma das linhas mais bonitas do mundo. Eu não sei bem o que gosto mais no Douro, mas sei que é um dos rios mais deslumbrantes do planeta. Se este paraíso não merece um Óscar, nada merece.

 

A vista

Esplanada Teleférico, Vila Nova de Gaia

20225348_OhwGY.png

Já que Lisboa ganhou os Óscares para a Melhor Cidade Destino do Mundo e Melhor City Break, então vamos falar do Porto. Mas também podíamos falar de Viana do Castelo, de Coimbra, de Évora, de Braga ou de tantas outras cidades deslumbrantes em Portugal. 

A nossa vista preferida do Porto fica em Gaia e é uma esplanada com wine bar, em cima do Douro. O espaço é todo em vidro e fica de frente para a ponte Dom Luís, a Ribeira, o rio e uma boa parte da cidade do Porto. Além disso, ainda pode petiscar enquanto bebe um bom copo de vinho.

 

A rua

Avenida José Estevão, Costa Nova, Ílhavo

19154057_k2FTh.jpeg

Não é toda a avenida, mas aquele troço, frente à Ria de Aveiro, do outro lado da praia da Costa Nova, em Ílhavo, é um verdadeiro postal em qualquer parte do mundo. Sim, estou a falar das maravilhosas casas pintadas com riscas às cores, mas também podia falar dos canais por onde pode navegar, pelo centro de Aveiro, ou da rua do centro de Águeda que, todos os verões, é coberta por chapéus de chuva coloridos.

 

A tentação

Os palmiers do Careca, Restelo, Lisboa

33.jpeg

O que é que é aquilo, meu santo Deus?! Aqueles mini-palmiers cobertos por caramelo crocante, que se colam uns aos outros e aos dedos das mãos. Se os Óscares do Turismo distinguem o Melhor Hotel de Fine Dining, também têm de distinguir a Melhor Pastelaria de Fine Sobremesas.

E o melhor é ficar por aqui porque havia tanto mais para reclamar que enchia o site com maravilhas de Portugal: dos Açores a Viana do Castelo, este país é único.

 

Um óptimo passeio por Portugal para si onde quer que esteja,

Ele

 

fotos: d.r.