Portugal bateu ontem todos os recordes, com 16 prémios atribuídos nos World Travel Awards, os Óscares do Turismo. No entanto, não mereceu o que ganhou. Merecia muito mais! Faltou dar prémios aos Açores, ao Porto, a Aveiro, ao Alentejo e a todos os outros recantos e detalhes que fazem de Portugal o melhor destino do mundo.
Aqui ficam apenas algumas das injustiças desta cerimónia. Nós encontrávamos seguramente 106 Óscares que ficaram por atribuir, mas hoje só vamos falar destes 6.
O terraço
Hotel Vale do Gaio, Alcácer
Há recanto mais delicioso do que este? A barragem alentejana de um lado, as camas e os almofadões coloridos do outro. O terraço do Hotel Vale do Gaio, em cima da Barragem Trigo de Morais, em Alcácer do Sal, representa a integração perfeita de natureza e conforto. Para nós, já merecia um Óscar há muito tempo.
O largo
Cacela-Velha, Algarve
No largo da igreja, de Cacela-Velha, no Algarve, tem tudo: edifícios com 500 anos, uma vista para o mar de cortar a respiração e umas ostras de o fazer implorar por mais. Esta aldeia histórica está escondida no meio do Algarve, num pequeno paraíso que é obrigatório visitar. E não se esqueça de levar o telemóvel porque a luz do fim de tarde aqui é única.
O rio
Douro, Norte
Os hotéis de charme em cima da água, as cascatas naturais onde pode tomar banho, as quintas onde prova os melhores vinhos e até o comboio a vapor que percorre uma das linhas mais bonitas do mundo. Eu não sei bem o que gosto mais no Douro, mas sei que é um dos rios mais deslumbrantes do planeta. Se este paraíso não merece um Óscar, nada merece.
A vista
Esplanada Teleférico, Vila Nova de Gaia
Já que Lisboa ganhou os Óscares para a Melhor Cidade Destino do Mundo e Melhor City Break, então vamos falar do Porto. Mas também podíamos falar de Viana do Castelo, de Coimbra, de Évora, de Braga ou de tantas outras cidades deslumbrantes em Portugal.
A nossa vista preferida do Porto fica em Gaia e é uma esplanada com wine bar, em cima do Douro. O espaço é todo em vidro e fica de frente para a ponte Dom Luís, a Ribeira, o rio e uma boa parte da cidade do Porto. Além disso, ainda pode petiscar enquanto bebe um bom copo de vinho.
A rua
Avenida José Estevão, Costa Nova, Ílhavo
Não é toda a avenida, mas aquele troço, frente à Ria de Aveiro, do outro lado da praia da Costa Nova, em Ílhavo, é um verdadeiro postal em qualquer parte do mundo. Sim, estou a falar das maravilhosas casas pintadas com riscas às cores, mas também podia falar dos canais por onde pode navegar, pelo centro de Aveiro, ou da rua do centro de Águeda que, todos os verões, é coberta por chapéus de chuva coloridos.
A tentação
Os palmiers do Careca, Restelo, Lisboa
O que é que é aquilo, meu santo Deus?! Aqueles mini-palmiers cobertos por caramelo crocante, que se colam uns aos outros e aos dedos das mãos. Se os Óscares do Turismo distinguem o Melhor Hotel de Fine Dining, também têm de distinguir a Melhor Pastelaria de Fine Sobremesas.
E o melhor é ficar por aqui porque havia tanto mais para reclamar que enchia o site com maravilhas de Portugal: dos Açores a Viana do Castelo, este país é único.
Um óptimo passeio por Portugal para si onde quer que esteja,
Ele
fotos: d.r.