Antes de começar, convém esclarecer um ponto para não criar falsas expectativas: lamentavelmente, não temos nenhuma receita que reponha as horas de sono passadas em claro, durante a noite, a dar de mamar. Seria uma grande invenção, mas não consta. Estas são receitas para comer a qualquer hora do dia e que são uma ajuda preciosa para a saúde das mães e dos bebés. A selecção é do fantástico e sempre útil site The Kitchn.
Ao pequeno-almoço
Iogurte grego com manteiga de amendoim, mel e bolachas
Conseguir na alimentação a quantidade de cálcio necessária para uma pessoa já é difícil, conseguir a quantidade de cálcio para duas pessoas é um autêntico desafio. E é isso que uma mãe precisa quando está a dar de mamar. Para começar bem o seu dia, pode optar por este pequeno-almoço: o iogurte dá-lhe o cálcio e a manteiga de amendoim ainda ajuda com uma dose extra de proteínas. Veja a receita completa aqui.
A meio da manhã
Mini-quiches de espinafres com massa de sementes de linhaça
O pequeno-almoço pode estar resolvido, mas se a mim me dá sempre um estrondoso ataque de fome a meio da manhã, imagino o que se passará com uma mãe recente. Felizmente, o The Kitchn tem a solução ideal. Esta receita junta a dose reforçada de ómega 3 que está nas sementes de linhaça – e que é fundamental no leite materno porque ajuda a desenvolver o sistema nervoso dos bebés – com a quantidade reforçada de vitamina A, de ferro e de cálcio que existe nos espinafres. Se quiser ver a receita completa, vá até aqui.
Ao almoço
Tostas com ovos mexidos e queijo de cabra
Tanto pode ser um bom almoço como um óptimo pequeno-almoço. Tudo depende do seu nível de fome. O que para aqui interessa é que os ovos são uma fantástica forma de conseguir quase a quantidade de proteínas que devia ingerir ao longo de um dia. E se a isso somarmos o cálcio que existe no queijo de cabra, está feita a refeição ideal. Veja a receita aqui.
A meio da tarde
Barras de aveia com banana
Mais um momento típico de ataque de fome do meu dia. Não me diga que não sente um enorme vazio entre a hora do almoço e a hora do lanche. Pois bem, eu sinto. E acredito que não sou o único. Por isso é que trago aqui esta magnífica receita que tanto dá para um lanche antecipado como para uma sobremesa tardia. A grande vantagem? É doce e não leva açúcar. Em compensação, leva banana que é uma óptima fonte de potássio – fundamental durante a amamentação (só para ter uma ideia, uma mãe a dar de mamar deve ingerir 5.100 miligramas de potássio e uma banana tem cerca de 500). Esta receita leva ainda tâmaras, flocos de aveia e frutos secos. São só 4 ingredientes. Veja como fazer aqui.
Ao lanche
Muffins de mirtilos
Agora, sim, chegou a hora do lanche a sério. E lanche sem muffins não é lanche. Estes deliciosos primos dos queques lusitanos têm várias vantagens para as mães mais recentes: além de levarem farinha integral, são feitos com mirtilos, uma fruta rica em antioxidantes. E não são assim tão doces. A receita completa está aqui.
À noite
Chips de couve
É claro que não vai jantar chips de couve, mas pode comer como acompanhamento, como aperitivo ou como ceia. E pode comer à vontade. Além de serem altamente saudáveis, não engordam. Esta receita ensina a fazer os chips no forno, sem óleos nem outras desgraças. E depois pode ingerir a quantidade avassaladora de nutrientes fantásticos que existem na couve toscana: vitaminas A e C, cálcio, ferro e fibras. Veja a receita completa aqui.
Agora só preciso de convencer a minha querida Mulher Mistério a chegar-se à frente com o quinto filho. Eu trato da comida…
Uma alimentação saudável para todas as novas mães onde quer que estejam,
Ele
fotos: the kitchn; kitchen treaty
Isto tem tudo um ar fantástico!!!! Ainda não estou a amamentar (estou no segundo trimestre) mas parece-me muito bem para qualquer altura. 😛
Adoro este blogue. Isto é um verdadeiro serviço público. 🙂
Melhor melhor só com uma rúbrica exclusiva para prediabéticos como eu.
Mas as receitas estão em ingles…