Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Casal Mistério

Casal Mistério

7 dicas para tirar o cheiro a comida de sua casa (até dos fritos!)

09.01.20

É um drama com que me deparo frequentemente. Com um Marido Mistério que vive a cozinhar, a experimentar receitas novas, ainda, por cima, numa cozinha americana, é inevitável o cheiro a comida e a refogado na sala. Fico doida. Abro janelas como se não houvesse amanhã, mas com este frio, começo a bater os dentes. Já implorei para comprarmos um exaustor mais potente, mas Ele insiste que o nosso é ótimo (tenho sérias dúvidas). Vá lá que nós raramente fazemos fritos em casa, mas fazemos muitas vezes fondue com as crianças, o que na prática é igual ou pior. E foi precisamente depois de um jantar de fondue que eu disse: acabou, basta! E decidi fazer uma investigação científica ao mais alto nível, que é como quem diz, mergulhei no Google à procura das melhores dicas para acabar com o cheiro a fritos dentro de casa. E encontrei vários truques, recorrendo apenas a ingredientes naturais.

photo-1528712306091-ed0763094c98.jpg

 

É claro que cozinhar com a panela tapada e com as janelas abertas ajuda a evitar que o cheiro fique impregnado na cozinha, mas não chega. Aqui ficam as principais dicas que descobri por essa internet fora e que vou já pôr em prática:

spices-2605037_1280.jpg

1 – Ferva uma panela com água e canela

É de longe a dica mais consensual: espalhe no fundo de uma frigideira canela em pó e junte 4 chávenas de água. Deixe ferver em lume brando enquanto frita os alimentos. Depois de fritar, desligue o lume. Vai ver que a canela vai libertar um forte aroma e, em pouco tempo, já nem se lembra o que é que foi o jantar.

anise-2785512_1280.jpg

2 – Ferva uma panela com água e casca de laranja

O processo é igual ao da canela, só que basta juntar apenas 3 chávenas de água. Deixe ferver em lume brando e vai ver que o cheiro a fritos vai transformar-se rapidamente numa memória longínqua.

O ideal mesmo será juntar estas duas dicas: coloque na mesma frigideira canela em pó e casca de laranja e vai ver que o resultado será ainda mais eficaz.

apple-4217863_1280.jpg

3 – Junte uma maçã ao óleo de fritar enquanto está a aquecer

De facto, estou sempre a aprender: corte a maçã às fatias e junte-as ao óleo que vai usar para fritar enquanto ainda está a aquecer. Quando as fatias começarem a ficar encarniçadas, retire a maçã e junte os alimentos que vai fritar. E, não se preocupe: a maçã na altera o sabor dos fritos (claro que não, eu bem digo que a maçã não sabe a nada!)

mint-3692503_1280.jpg

4 – Ferva uma panela com água e manjericão ou hortelã

​Encha uma panela com água e junte folhas de hortelã ou manjericão. Quando começar a ferver, desligue o lume, mas deixe a panela a largar o vapor. O aroma fresco das ervas irá ajudar a tirar cheiro de gordura da cozinha.

caffeine-1850629_1280.jpg

5 – Espalhe grãos de café pela cozinha antes de começar a fritar

OK, esta dica já implica com o meu sistema nervoso porque sou uma mulher muito arrumada e organizada. É verdade que posso colocar os grãos em frascos de vidro abertos, mas a sugestão de espalhar pelo hall e pela sala, se tiver visitas, já começo a achar um bocadinho demais. E sabia que se esfregar a borra do café nos utensílios de cozinha que usou elimina o cheiro a fritos? Eu não! A minha alma está parva com tanta dica caseira.

restaurant-3489355_1280.jpg

6 – Use vinagre para limpar a cozinha

​Quem diria que o vinagre se tornou um exterminador implacável no que toca a limpeza? Até para acabar com essa praga que se chama piolhos (eu só uso maionese caseira na cabeça dos nossos Filhos Mistério: eles refilam mas resulta, e ficam com o cabelo mais hidratado do que nunca). Mas voltando à cozinha: o primeiro passo para tirar o cheiro de fritos da cozinha é limpar os pingos e as manchas de gordura com um pano húmido com vinagre. É estranho mas muito eficaz.

e5c99ea9e4b531-pohovka.jpg

7 – E finalmente o truque para tirar o cheiro a fritos dos sofás

Se os seus sofás forem de tecido, é provável que absorvam o cheiro forte a fritos e refogados. Para eliminar esse cheiro, prepare a seguinte solução caseira: misture 1 litro de água, ¼ de um copo de álcool, uma colher de sopa de bicarbonato de sódio, meio copo de vinagre e uma colher de amaciador de roupa. Coloque a mistura num borrifador e aplique uniformemente sobre o sofá.

Sinto-me uma autêntica fada do lar! Estou perita em limpeza e truques caseiros!

 

Boa sorte para si onde quer que o cheiro dos fritos esteja,

Ela

 

fotos: unsplash e pixabay

2 comentários

Comentar post