7 ingredientes que tem de ter em casa para começar uma alimentação saudável

    Que a nossa alimentação tem um impacto direto na nossa saúde, felicidade e longevidade é um facto cientificamente provado. Eu, por exemplo, fico feliz cada vez que me delicio com um queijo derretido no forno e um copo de vinho a acompanhar… Estou a brincar!

    Claro que ninguém é de ferro e comer um queijo derretido no forno ou um bolo de chocolate, ou comprar fast food, de vez em quando, também não mata ninguém. Mas já agora, para compensar, se tivermos em casa os ingredientes certos, que é como quem diz recheados de nutrientes, estamos no bom caminho.

    Por isso, já sabe: o truque é rechear a sua despensa e o seu frigorífico com ingredientes saudáveis, ideais para fazer receitas fáceis e snacks nutritivos.

    E quais são os 7 ingredientes fundamentais que tem de ter em casa?

    julia-zolotova-M_xIaxQE3Ms-unsplash.jpg

     

    1. Fruta fresca 

    Recheada de vitaminas e sais minerais, quanto maior for a variedade de fruta que comer, maior será a quantidade de nutrientes que o seu corpo vai absorver. Aposte em bananas, maçãs, cerejas ou mirtilos (ricos em antioxidantes).

    2. Abacates 

    São sem dúvida uma das melhores fontes de gordura saudável. A verdade é que tecnicamente também são uma fruta e têm inúmeros benefícios para a saúde, sobretudo para o coração, já que são ricos em ácidos oleicos monoinsaturados, aumentando o HDL-C, o chamado colesterol bom, reduzindo os valores do LDL-C, o colesterol mau.

    3. Nozes (e frutos secos em geral) 

    São excelentes para o cérebro. Contêm gorduras polinsaturadas, polifenóis e vitamina E que ajudam a regenerar as células e têm propriedades anti-inflamatórias. Use nozes em saladas e em receitas como pão de banana caseiro. Também pode comprar manteiga de amêndoa ou de amendoim, desde que sejam naturais, claro.

    luisa-brimble-2RrBE90w0T8-unsplash.jpg

    4. Folhas verdes 

    Sobretudo os espinafres e a couve kale, são muito ricos em nutrientes. Use folhas verdes nas suas saladas ou salteie-as numa frigideira e adicione-as a receitas como massas. Os espinafres também ficam bem num smoothie de fruta. Vai ver que, na maior parte dos casos, nem dá pelo sabor deles, mas fazem toda a diferença no seu sistema imunitário.

    5. Feijões 

    Ricos em vitaminas e minerais, são uma boa fonte de hidratos e de proteínas. Para facilitar a sua vida, compre feijão em lata (normalmente vêm apenas com água e sal), assim não tem de os cozinhar e pode colocá-los diretamente nas suas receitas. Ficam ótimos em saladas, bowls e burritos.

    food-photographer-jennifer-pallian-DfbrRpHTLy0-uns

    6. Aveia 

    Outra fonte de hidratos saudáveis. São ricos em vitaminas, proteínas, sais minerais e antioxidantes. E depois, têm uma enorme vantagem: são versáteis. Pode usá-las para fazer papas de aveia ou panquecas para o pequeno-almoço. Pode aquecê-las ao lume ou ao micro-ondas, se estiver com pressa. Também pode fazer tartes, usando farinha de aveia. Nesta altura, no outono, sabem sempre bem.

    7. Sementes de chia 

    É claramente um super alimento. Apesar de serem pequenas, as sementes de chia contém fibra, proteína e vários nutrientes. São fáceis de adicionar a smoothies, bowls, papas de aveia, pudins de chia e a mil e uma receitas. Até numa salada, ficam bem, dando-lhe um toque final crocante.

    Que tal? Vamos às compras?

     

    Uma ótima sexta-feira,

    Ela

     

    fotos: Julia Zolotova on Unsplash; Luisa Brimble on Unsplash; Food Photographer | Jennifer Pallian on Unsplash

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *