Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

uma sobremesa mais rápida que um furacão: mousse de oreo e iogurte grego só com 3 ingredientes

DSC06806 2.jpg

Demora dez minutos a preparar e é tão fácil que até uma criança a pode fazer. Esta deliciosa mousse de iogurte grego e bolachas Oreo foi uma invenção do nosso querido Filho Mistério com mania de que é chef. Mas, como acha que tem mãos tão sapudas como o António Costa em dia de calor intenso, pediu à sua querida Irmã Mistério para gravar um vídeo a exlicar como é que se prepara esta maravilha.

No fundo, é uma receita perfeita: criada por um filho e filmada por uma filha. Basicamente, não fiz nada. Quase nem tive de escrever, porque todo o modo de preparação foi escrito pela dupla Mini-Misteriosa. Só comi. Mas, antes, vamos ao vídeo.

 

 

 

estas mini tartes de lima e ricotta têm uma incrível base de nozes e não têm açúcar

Depois do stress do furacão Leslie, estamos todos a precisar de uma delícia destas para acalmar os nervos. Esta tentação não tem açúcar e é ideal para trincar no fim do seu brunch. Como diria o meu querido Marido Mistério, é ótima para acamar. A receita é do blog Turntable Kitchen e é pura e simplesmente irresistível.

Vai precisar, para a base, de farinha de nozes (basicamente são as nozes trituradas, quase em pó), farinha de trigo integral e manteiga. Para o recheio, vai precisar de ricotta, raspas e sumo de lima, mel e extrato de baunilha. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para cerca de 5 tartes pequenas, espreite aqui a receita original.

DSC_04811.jpg

 

 

os 5 melhores sítios para ver a aurora boreal na europa

tromso-norway-northern-lights-GettyImages-61388740

Está decidido: é a nossa próxima viagem mistério. Não resisto mais a ver fotografias como estas com paisagens deslumbrantes, cores incríveis e um céu que parece tirado de um quadro do Monet (pequeno momento de alta cultura para tentar que este blog seja elogiado publicamente pelo Vasco Pulido Valente).

A Aurora Boreal é um dos mais fascinantes fenómenos da natureza e estamos vertiginosamente a aproximar-nos da época ideal para o ver. É entre Dezembro e Março que as partículas do vento solar entram em contacto com a atmosfera, criando nuvens formadas por cores verdadeiramente inacreditáveis.

O problema é que esta maravilha não se vê em qualquer sítio: só entre as latitudes 65 e 72 e nos países que estão dentro de um anel conhecido como Aurora Oval. Além disso, ainda precisa de um céu limpo e pouco poluído para ter a sorte de ver esta loucura da natureza.

Tudo isso parece muito complicado, mas felizmente a revista Condé Nast Traveler fez o favor de descobrir quais são os melhores sítios da Europa para ver a Aurora Boreal. É para aqui que nós vamos.

 

 

papas de aveia no forno com nozes pecan (é preciso dizer mais alguma coisa?)

Confesso que já me estava a apetecer um pequeno-almoço assim, saído do forno, com cheiro e sabor a outono. E como hoje é sábado, temos tempo para fazer uma receita diferente e deliciosa como esta que descobri no blog The Almond Eater. Adoro papas de aveia. No forno, então, é uma delícia.

Para fazer esta maravilha, vamos precisar de flocos de aveia, açúcar, fermento, canela, uma pitada de sal, leite de amêndoa, nozes pecan, manteiga e xarope de ácer. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente espreite aqui a receita original.

Pecan-Pie-Baked-Oatmeal-3.jpg

 

 

o truque para nunca deixar os seus ovos mexidos secarem

É um dos grandes dramas da sociedade culinária. Aqueles deliciosos ovos mexidos molhadinhos e cremosos são tão instáveis como o humor do Barbas em dia de jogo do Benfica. Às vezes ficam deliciosos, outras vezes ficam desastrosos: secos, duros e intragáveis.

Há algumas dicas boas para garantir uns ovos molhadinhos e apetitosos, mas quase todas exigem a perícia de um chef Michelin em potência. Quase todas... porque há uma que é facílima de seguir e que lhe garante uns ovos perfeitos. A técnica é da autoria do famoso Jacques Pépin, um chef francês que se tornou quase uma lenda do mundo dos ovos.

Soft-Scrambled-Eggs-4.jpg

 

 

smoothie detox de laranja e manga com dois ingredientes secretos para limpar o organismo e ajudar a emagrecer

Esta receita do blog Eat This é uma espécie de poção mágica, tipo caldeirão do Asterix e do Obelix. Só que em vez dar lhe dar força, dá-lhe saúde. Arrependeu-se do que comeu e bebeu ontem? Então esta receita é para si. Sente-se cansado e doente? Então esta receita é para si. Demora 10 minutos a preparar e tem dois ingredientes fundamentais para a sua saúde: gengibre e curcuma. Têm ambos propriedades desintoxicantes, antioxidantes e anti-inflamatórias. O gengibre ainda ajuda a acelerar o metabolismo, o que é ótimo para quem quer emagrecer.

kurkuma-elixier-mit-orange-und-ingwer-3-800x1200@2

 

 

o mapa para saber o que comer em espanha e itália

É um guia gastronómico perfeito de dois dos países onde melhor se come na Europa. Isto sem contar com Portugal, claro. O site Travel Supermarket resolveu recriar os mapas de Espanha, Itália e Grécia, seguindo as comidas típicas de cada região. Dos presuntos de Castela e Leão ao polvo da Galiza, está lá tudo, passando pelo parmesão de Emilia Romagna e pelo queijo feta de Creta. Nós escolhemos os nossos dois países preferidos para comer: Espanha e Itália.

Antes de embarcar na sua próxima viagem pela Europa, estes são os mapas que tem de seguir para comer bem.

Spain-On-The-Map.jpg

 

 

 

como fazer o mais fácil crumble de maçã e aveia no forno

Qualquer sobremesa que se explique apenas em cinco passos merece entrar directamente para o tão desejado Olimpo Mistério. Para quem não saiba, o Olimpo Mistério é a área sagrada onde nós guardamos as receitas que queremos mesmo, mesmo fazer. Infelizmente, como cá em casa se come mais do que em todas as refeições dos Simpsons juntas, o Olimpo Mistério abarca qualquer coisa como 3.269 receitas (sim, é a quantidade de posts que já publicámos desde que começámos o blog – emoji a suar em bica).

Mas isso não quer dizer que as receitas não sejam todas absolutamente deslumbrantes, fulgurantes e impressionantes. E é por isso que não vou deixar escapar este fenomenal crumble de maçã com flocos de aveia, do site The Kitchn. Em primeiro lugar, a aveia vai deixar o crumble muito mais crocante e surpreendente. Depois, aquele incrível molho que sai da maçã assada no forno já começa a apetecer para compensar a chuva que vem aí.

Para fazer esta beleza, só vou precisar de duas maçãs Granny Smith descascadas e cortadas às fatias, sumo de limão espremido, açúcar, amido de milho e canela em pó. Para o crumble, vou usar flocos de aveia, farinha, açúcar mascavado, flor de sal, manteiga derretida e extracto de baunilha. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

f672bee8b253e108ed51ffec66d102a153a94416.jpeg

 

 

peitos de frango com molho de parmesão e cogumelos para fazer em 30 minutos    

Esta maravilha fica pronta em meia hora e este molho vai enlouquecer todos os que se sentarem consigo à mesa. Prepare-se para a revolução. A sua família vai pedir-lhe esta receita todos os dias para o jantar. É cremosa, é deliciosa e é imbatível. Ideal para os dias de semana, esta receita que descobri no The Recipe Critic vai ser o nosso jantar de hoje.

O meu querido Marido Mistério só vai precisar de peitos de frango, sem pele nem ossos, cortados fininhos, azeite, sal, pimenta e cogumelos fatiados. Para o molho, vai precisar de manteiga, alho picado, farinha, caldo de galinha, natas, queijo parmesão, alho em pó, sal, pimenta e espinafres picados.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

creamy_parmesan_garlic_chicken1.jpg

 

 

bolo de nutella na caneca com apenas 3 ingredientes para fazer no micro-ondas

Confesse lá. Já tinha saudades de uma receita assim: tentadora, deliciosa, facílima, rápida e totalmente para a desgraça. Mas eu estou a precisar disto. Peço desculpa pela interrupção, mas a minha dieta segue dentro de momentos. Estou a precisar desta maravilha que, claro, é para a desgraça, mas para tudo: não tem nem farinha nem açúcar. Estou a precisar de forças porque a semana ainda vai a meio e não tenho horas suficientes para fazer tudo o que preciso de fazer. E uma das razões é que estamos a preparar uma surpresa para si. Quando pudermos revelar, garanto-lhe que vai ser o primeiro a saber. Até lá, talvez enlouqueça. Ou talvez não, porque vou compensando o meu cansaço extremo com alguma dose de loucura e com shots energéticos como este que descobri no blog Kirbie Cravings.

Só preciso de Nutella, um ovo e cacau em pó. E é isto. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, espreite aqui a receita original.

3-ingredient-flourless-nutella-mug-cake-23.jpg

 

 

a melhor solução para lavar a louça na máquina quando acaba o detergente

A minha querida Mulher Mistério já conseguiu, por duas vezes, transformar a nossa cozinha na pista de dança do Kiss em noite de festa da espuma. Perante a inevitabilidade da falta de detergente para a máquina de lavar louça, resolveu experimentar colocar detergente para lavar a louça à mão. Resultado: a meio da lavagem, a máquina começou a deitar espuma por todos os lados. O chão da cozinha ficou totalmente coberto de espuma e eu acabei a noite, de esfregona em punho, a tentar que o rio de espuma não chegasse à sala e aos quartos.

Da primeira vez, até se aceitou que a veia de cientista da minha criativa Mulher Mistério nos tenha colocado naquela figura peregrina. Mas, depois da segunda vez, só posso desconfiar que o assunto é sério – Ela acha que aquilo resulta.

É claro que eu passei as minhas últimas semanas à procura de uma solução que a leve a abandonar a ideia da espuma. E agora, finalmente, encontrei-a: o vinagre. Já tinha lido várias dicas sobre o assunto na Internet, mas agora finalmente chegou um artigo de uma jornalista do prestigiado site Apartment Therapy a confirmar a tese.

bb17110ac197160b1fac7681da61eb54.jpg

 

 

queijo feta no forno com azeitonas e alecrim, o aperitivo mais fácil e viciante do mundo

Esta receita do blog The View From Great Island consegue juntar todos os sabores típicos do Mediterrâneo num só prato: queijo feta, azeite, azeitonas, limão, ervas aromáticas, enfim, ideal para quem gosta de seguir a famosa dieta mediterrânica. Além de ser muito saudável, é facílima de fazer. Por isso, desta vez vou roubar o avental ao meu querido Marido Mistério.

Só vou precisar de um bloco de queijo feta, de um bom azeite extra-virgem, sumo de limão, um misto de azeitonas, alecrim fresco, piripíri e pimenta preta. Não vale a pena acrescentar sal, porque o queijo feta é já por si muito salgado.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 10 pessoas, espreite aqui a receita original.

baked-feta-with-lemon-and-olives-1960-March-24-201

 

 

jantar ideal de segunda-feira: camarão com molho de soja e gengibre para fazer em 20 minutos

A segunda-feira é o Jair Bolsonaro dos dias da semana. Quanto mais cedo acabar, melhor. Por isso é que despacho ao máximo cada tarefa para me deitar cedo e esperar que a terça chegue. Ao jantar, por exemplo, mobilizo toda a Família Mistério para procurar receitas rápidas, simples e que sujem pouco.

Hoje, a eleita foi obra do Mini-Misterioso mais velho. Verdadeiro obcecado por camarão, descobriu este espectacular jantar no delicioso blog Sally's Baking Addiction. É um rapidíssimo camarão com molho de soja e gengibre que fica óptimo com um arroz integral ou com uma dietética saladinha a acompanhar.

Para fazer esta maravilha, só vou precisar de camarão descascado, mel, molho de soja, alho picado e gengibre ralado. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

honey-garlic-shrimp-5.jpg

 

 

é vegan, não tem glúten nem açúcar, parece um cheesecake mas…

Esta receita do blog Pyszne Kadry dividiu o meu coração. Peço ao meu querido Marido Mistério para fazer como sobremesa ou para o pequeno-almoço? É que estou doida para provar este recheio de caju. Além disso, é vegan, sem açúcar e sem glúten. Parece um cheesecake, mas é sobretudo uma receita leve e saudável que pode comer a qualquer hora.

Só vai precisar, para a base, de 25 g de amêndoas, 25 g de avelãs e 6 tâmaras sem caroço. Para o recheio, 80 g de cajus, 3 colheres de sopa de leite de coco e de geleia de agave. E para a mousse de framboesa, precisa de 100 g de framboesas, 2 colheres de sopa de geleia de agave e coco ralado.

DSC_1050-2.jpg

 

 

e que tal fazer a sua própria tablete de chocolate em casa?

São só dois ingredientes e alguns minutos de trabalho. A receita do site The Kitchn é facílima e perfeita para um domingo em casa. Esta sugestão junta chocolate de leite com Rice Krispies – aqueles deliciosos cereais de arroz tufado que vão deixar a tablete de chocolate leve e estaladiça. Mas também pode fazer com chocolate preto, se gostar mais. Ou com amêndoas ou avelãs tostadas cravadas no meio da tablete. 

A grande vantagem desta receita é que é à vontade do freguês.

aa6ad30276c2f0fb6395c4eec889cca322459116.jpeg