Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

sopa de batata doce com cajus tostados em molho de caril, a maior aliada da sua dieta

Não há erro. Se quiser muito emagrecer, há um truque infalível: coma só sopa ao jantar. Vai ver que emagrece num instante. Isto se não tiver em casa um Marido Mistério a fazer pratos irresistíveis e a abrir garrafas de vinho ao mesmo ritmo que o nosso presidente tira selfies. Experimente, a sério. Vai ver que resulta mesmo. O ideal é fazer um panelão de sopa no domingo e ir comendo ao longo da semana. E esta sopa de batata doce com um toque oriental que descobri no blog Recipe Runner é ótima para me ajudar a fechar a boca durante a próxima semana.

Só vou precisar de azeite, cebola picada, alho picado, gengibre fresco ralado, pasta de caril vermelho, molho sriracha, batata doce descascada e cortada em cubos, cenouras descascadas e cortadas em pedaços, sal e pimenta preta moída, caldo de legumes, leite de coco light, rodelas de lima, coentros picados e coco ralado para decorar.

Para os cajus, vai precisar dos propriamente ditos, óleo de coco, caril em pó, pasta de caril vermelho, sal e pimenta preta moída.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, espreite aqui a receita original.

Thai-Sweet-Potato-Carrot-Soup-Photo.jpg

 

 

5 minutos a preparar, 15 minutos a cozinhar: apresento-vos o bolo de chocolate mais rápido do planeta

O chef sueco Magnus Nilsson, orgulhoso detentor de duas estrelas Michelin, diz que come este bolo pelo menos uma vez por mês. E se um chef Michelin come, então eu devoro.

De facto, não é de admirar que esta receita seja uma das mais populares na Suécia: além de demorar só 20 minutos a fazer, só suja uma panela. E se nada disto for suficiente para o convencer, então fique a saber que esta receita só leva uns modestos 40 gramas de farinha, o que a atira para essa reconfortante categoria que dá pelo nome de quase dietética.

O bolo chama-se kladdkaka e faz parte da gastronomia sueca desde, pelo menos, os anos 70. Esta versão é da autoria do próprio Magnus Nilsson e foi publicada no espectacular site Food52. Para fazer esta maravilha, só vai precisar de 200 g de manteiga, igual quantidade de chocolate preto partido em pedaços, quatro ovos, 250 g de açúcar e 40 g de farinha tipo 55.

d9c050e9-11d3-48fc-a5d0-7fade2a6baf3--crop_2018-10

 

vídeo: salmão ao vapor com crumble de queijo feta, um jantar facílimo só com 5 ingredientes

DSC00454.jpg

Há poucas coisas melhores do que um peixe cozinhado ao vapor. Parece que nunca chegou a entrar em contacto com o calor. O exterior fica brilhante e o interior do peixe divide-se facilmente numas lascas suculentas que são a minha perdição. Para mim, é a melhor maneira de manter aquele fabuloso sabor a mar do peixe.

Por isso, não hesitámos quando a Miele, que foi patrocinadora do nosso último livro, nos desafiou a preparar três receitas com apenas 5 ingredientes nas suas cozinhas: tínhamos de experimentar o fantástico forno ao vapor. O prato eleito foi este extraordinário lombo de salmão com uma incrível crosta de queijo feta derretido. Para fazermos esta maravilha, usámos o modo combi que junta a função tradicional do forno com uma percentagem de vapor. E isso permitiu que o queijo derretesse por cima enquanto o peixe ficava suculento e brilhante por dentro.

 

Salmão com crosta de queijo feta derretido

Leva apenas 5 ingredientes e fica pronto em 15 minutos. Aprenda a fazer este divinal salmão cozinhado ao vapor, num forno Miele, com uma incrível crosta de queijo feta derretido por cima. Receita completa, mais logo, em www.casalmisterio.com #jantar #queijo #casalmisterio

Publicado por Casal Mistério em Sexta-feira, 7 de Dezembro de 2018

 

 

queijo de cabra no forno com alho e ervas, a entrada que vai aquecer o seu natal

O Natal está a chegar e eu estou a começar a stressar. É de mim ou ainda ontem era verão? Não comprei um único presente de Natal, o meu querido Marido Mistério não está minimamente preocupado porque a única preocupação dele é o que vai comer na Consoada. Chega a ser doentio. Só pensa em encher aquele bandulho que, para minha grande inveja, não engorda. E eu, como sou uma ótima e obediente Mulher Mistério, estou a ajudá-lo nesta loucura de procurar as melhores receitas para Ele fazer neste Natal.

Este queijo cremoso no forno com alho e ervas que descobri no blog The Merry Thought já está na minha wish list. Ainda, por cima, é muito fácil de fazer, que é tudo o que precisamos nesta época.

Ele só vai precisar de queijo de cabra, queijo creme, queijo parmesão ralado, alho picado, alecrim, manjericão, tomilho e orégãos, azeite e pimenta preta moída.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente espreite aqui a receita original.

BakedGoatCheeseRecipe4.jpg

 

 

é o estudo científico por que todos esperávamos: lavar a loiça ajuda a aliviar o stress

À atenção da minha querida e prendada Mulher Mistério,

Não sou eu que o digo – são os cientistas da Universidade da Florida, nos Estados Unidos. E contra factos científicos não há argumentos: tens andado muito tensa, com toda esta agitação do Natal, por isso o melhor é lavares a loiça cá em casa, pelo menos, até ao fim do ano. Tu bem sabes que eu me preocupo bastante com a tua saúde, por isso sou perfeitamente capaz de abdicar desse enorme prazer que é lavar a loiça só para tu poderes relaxar.

plate-1767422_960_720.jpg

 

 

papas de aveia com mirtilos e manteiga de amendoim, um pequeno-almoço saudável e delicioso

Este pequeno-almoço é ideal para os dias de semana. É rápido, é fácil e delicioso. Ainda, por cima, é saudável e não tem açúcar. Se fizer na véspera, então, é um instante. A receita é do blog Ambitious Kitchen e vai ver que é absolutamente viciante.

Só precisa de um iogurte skyr de mirtilos ou de coco, leite de amêndoa, sementes de chia, flocos de aveia sem glúten, mirtilos frescos, doce de mirtilos ou de frutos vermelhos e manteiga de amendoim natural.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 2 pessoas, espreite aqui a receita original.

blueberryovernightoats.jpg

 

 

isto não é um bolo – é a mais leve e deliciosa nuvem de chocolate

Chame-lhe mousse de chocolate no forno, chame-lhe nuvem de chocolate, chame-lhe o que quiser mas, por amor da Santa Maria Josefina do Coração de Jesus, não deixe de provar esta maravilha. Como não leva farinha mas leva muitas claras em castelo, cada fatia desta delícia dos céus vai desfazer-se na sua boca ainda antes de trincar. Parece uma verdadeira nuvem que derrete ao mais ínfimo contacto com a boca. E depois...

...Depois tem aquela cobertura de chantilly que me deixa com o coração a palpitar como se fosse o Jorge Jesus a entrar na fábrica da Super Gorila.

A receita é do famoso chef Richard Sax e foi aqui recriada pelo fantástico site Food52. Melhor ainda, só leva quatro ingredientes: chocolate em pedcinhos, manteiga à temperatura ambiente partida em cubos, seis ovos e açúcar. Para o topping, vai precisar de natas para bater, açúcar de confeiteiro e extracto de baunilha. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

49459b69-68c6-4e06-a455-18ea6b3dc06c--chocolate-cl

 

 

ovos mexidos com salmão e endro com molho de iogurte grego para fazer em 10 minutos

Esta receita do blog Fit Foodie Friends pode ser um brunch, um brinner, um almoço ou um jantar. Pode ser basicamente o que quiser. Por mim, comia já, agora, ao pequeno-almoço.  Adoro salmão e amo ovos mexidos. A verdade é que esta receita é ideal para aqueles dias em que lhe sobrou um lombo de salmão da véspera e não sabe o que lhe fazer.

Só precisa de ovos, endro fresco picado, alho picado, azeite extra virgem, um lombo de salmão desfiado, sal e pimenta. Para o molho de iogurte grego, vai precisar de um iogurte grego, endro e cebolinho picado, uma pitada de sal e sumo de limão espremido.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 2 pessoas, espreite aqui a receita original.

SALMON-SCRAMBLE2.png

 

 

peitos de frango com molho de limão e mel para fazer em apenas 12 minutos

Entre trabalho, compras de presentes, decorações e preparação das refeições de Natal (sim, mesmo para o Natal em casa dos avós eu tenho de levar comida...), o mês de Dezembro é sempre caótico para mim. Chego a casa tarde, estafado e sem tempo para fazer o jantar. E, no entanto, parece que nesta época cai um espírito gourmet por cima da minha querida Família Mistério: subitamente todos querem pratos especiais, requintados e surpreendentes.

Hoje, ainda de manhã, recebi um WhatsApp do meu filho mais novo:

– Pai, o que é o jantar?

– A esta hora?! Sei lá!

– É que estamos na época do Natal, apetecia-me comer bem! Alguma coisa especial...

Eu vou repetir, para o caso de não ter percebido bem! O meu Mini-Misterioso, do alto da sua adolescência precoce, quer "alguma coisa especial"! Apetece-lhe "comer bem"!

Mas que mal fiz eu ao Mundo para viver rodeado de pequenos sósias do Ferran Adriá? 

O problema é que, depois de me irritar, pesquiso. E acabo sempre por encontrar pratos requintados e fáceis de preparar. É o caso destes fantásticos peitos de frango com molho de limão e mel, do blog Recipe Tin Eats.  Além de demorarem uns escanzelados 12 minutos a preparar, são facílimos de fazer.

Honey-Lemon-Chicken_2-680x1018.jpg

 

o erro que comete às refeições e que o faz engordar

Prepare-se porque, depois de ler este post, vai mandar construir um altar em minha honra. Este truque que li no site My Fitness Pal vale ouro. Vai ver que, depois de ler esta dica, vai começar a emagrecer a olhos vistos. E não, não estou a falar de fechar a boca para todo o sempre. Nada disso.

Faça-me um favor: da próxima vez que se sentar para comer, olhe bem para o prato que tem à sua frente. Pode estar a olhar para uma refeição muito saudável mas pode haver um fator invisível que o faz comer mais do que gostaria. E se quiser emagrecer ou manter o seu peso, este pequeno grande erro pode ser um importante entrave aos seus objetivos.

The-Mealtime-Mistake-Thats-Making-You-752x472.jpg

 

 

escreva o que lhe digo: esta tarte de limão e iogurte grego é a sobremesa que vai arrasar neste natal

Fácil, fresca e formosa. Podia ser um poema de Camões, mas não. É só a minha maneira arcaica de descrever esta maravilha que consegue juntar, no mesmo prato, dois dos meus ingredientes favoritos: limão e iogurte grego. Além disso, são perfeitos para desenjoar dos excessos do Natal. E frescos. E facílimos de preparar: nem precisa de cozinhar esta beleza.

A receita é do fantástico site The Kitchn e consegue ser fresca, leve e ligeiramente ácida para cortar as quantidades astronómicas de gordura que ingerimos na consoada.

Para fazer a base desta tarte de limão, só vai precisar de bolachas Digestive, flor de sal e manteiga sem sal derretida. A receita original também acrescenta açúcar à base mas eu acho que acaba por ficar demasiado doce. Para o recheio, precisa de gelatina em pó sem sabor, açúcar, sumo e raspas de três a quatro limões, água, iogurte grego natural e natas para bater. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

25565b96355df856c1892c6217d4b4cb926e6c74.jpeg

 

 

as melhores decorações de natal para este ano

Este ano dei o grito do Ipiranga. Proibi o meu querido Marido Mistério de se aproximar de uma decoração de Natal. Qualquer que ela seja. Nem de um anjinho ou de uma renda miniatura. Aquele homem é um perigo. Se eu lhe dou rédea solta é capaz de transformar a nossa casa numa loja do chinês com luzes de todas as cores e Pais Natais de porcelana. Adora o Natal e, por ele, enchia a casa de decorações coloridas e luminosas. Sabe aquela pessoa que usa camisolas grossas com renas e bonecos de neve? É Ele. É o medo. Por isso, este ano disse: “Alto e pára o baile!” Quem decora esta casa sou eu. Fui para o Pinterest à procura de inspiração daqui está o mais giro que encontrei:

f11b8a5dbf1342ad50ab4bfbda8d1fcd.jpg

3dd6f5883619e8616e87539dae44a35a.jpg

 

a melhor maneira de entrar em 2019: uma mansão em bali com uma praia privada por €66/pessoa

Isto, sim, é aquilo a que eu chamo entrar com o pé direito: uma enorme quinta, com 6.200 metros quadrados e uma praia privada de sonho, com areia branca, em Bali, na Indonésia, por apenas 66 euros por pessoa.

158245622.jpg

61353679.jpg

 

 

omelete doce, um pequeno-almoço delicioso com apenas 189 calorias (e esta, hein?)

Pronto. Voltei à minha infância. Estou farta de contar ao meu querido Marido Mistério que uma das minhas memórias preferidas de criança era o pequeno-almoço que a minha avó me levava à cama: ovos mexidos com açúcar. É maravilhoso. É de génio, mesmo. O meu querido Marido Mistério e o nosso filho com vocação para chef olham-me com um enorme desprezo cada vez que eu recordo esta maravilhosa e doce memória. Agora descobri alguém que me compreende: a autora do blog Imagelicious que fez esta incrível receita que vou ter mesmo de experimentar.

Demora 13 minutos a fazer (3 a preparar e 10 a cozinhar) e para tudo: só tem 189 calorias. Pois é. E esta, hein?

Só vou precisar de ovos, leite, açúcar, farinha (pode usar sem glúten, se preferir) e óleo de coco. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 2 pessoas, espreite aqui a receita original.

sweet-omelet-4.jpg

 

 

6 óscares do turismo que ficaram por atribuir a portugal (e havia muitos mais para dar)

16644382_5EH6r.jpeg

Portugal bateu ontem todos os recordes, com 16 prémios atribuídos nos World Travel Awards, os Óscares do Turismo. No entanto, não mereceu o que ganhou. Merecia muito mais! Faltou dar prémios aos Açores, ao Porto, a Aveiro, ao Alentejo e a todos os outros recantos e detalhes que fazem de Portugal o melhor destino do mundo.

Aqui ficam apenas algumas das injustiças desta cerimónia. Nós encontrávamos seguramente 106 Óscares que ficaram por atribuir, mas hoje só vamos falar destes 6.