a alimentação dos papas ao longo da história

    Papas História

    Houve Papas que morreram com indigestões porque eram completamente vorazes, outros que só comiam com utensílios de ouro porque achavam que era mais puro. Houve Papas que viviam apavorados com a hipótese de serem envenenados e até produtores de vinho. Aliás, sabe de onde vem o vinho Chateauneuf-du-Pape? Se quiser conhecer a história dos primeiros Papas e da sua relação com a comida, então carregue no play aqui em baixo.

     

     

    No episódio desta semana do Favas Contadas, contamos como era a alimentação dos Papas na Idade Média e ao longo da História. Mas também recordamos um dia típico da alimentação do último Papa com o nome Leão. Foi Leão XIII e foi o primeiro Papa do século XX. De acordo com o seu médico, o Papa comia menos em sete dias do que ele – o médico – numa refeição. Contudo, podia comer pouco, mas a cada refeição bebia sempre um copo de clarete.

    Um dos Papas mais contidos a nível alimentar nem sequer era padre quando foi eleito Papa. Chamava-se Teobaldo Visconti e adoptou o nome de Gregório X. No entanto, só foi ordenado sacerdote quase um ano depois de assumir o seu lugar como Papa. Foi ele que impôs grande parte das regras dos conclaves, como a reunião à porta fechada. Mas também foi ele que obrigou os cardeais a um rigoroso regime alimentar durante a eleição: se, ao fim de oito dias, não conseguissem eleger um Papa, então os cardeais teriam de se alimentar a pão e água nos dias seguintes.

     

    Favas Contadas

    Mas neste episódio do podcast do Casal Mistério, falamos ainda do Papa que originou a região de vinhos Chateauneuf-du-Pape e explicamos a origem do nome. Pode ainda ficar a conhecer as superstições e as extravagâncias alimentares dos Papas. E todos os detalhes de um dos últimos jantares de Leão XIV antes da eleição na passada quinta-feira. Não foi esta refeição que tem na fotografia aqui em cima, mas foi um autêntico jantar italiano, com quatro pratos, que o então cardeal comeu até à última migalha.

    O melhor é ouvir o episódio completo do podcast. Para isso, pode carregar no play aqui em cima ou ir a qualquer uma das plataformas disponíveis em Portugal: Apple PodcastsSpotify ou CastBox. E já sabe: se seguir o podcast em qualquer uma destas plataformas, não perde nenhuma das novas histórias que publicamos todas as terças-feiras de manhã.

     

    Uma óptima semana para si onde quer que esteja,

    Ele

     

    fotos: d.r.

     

    Se quiser conhecer outras histórias sobre a origem da comida, então carregue na Galeria aqui em baixo:

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *