a dica perfeita para fazer os ovos mexidos mais cremosos de sempre

    Não, não vou aqui falar de natas, leite ou queijo creme. A dica do famoso cozinheiro americano Alton Brown é fiel aos ingredientes originais de uns divinais ovos mexidos: ovos, sal e gordura.

    Mas para esclarecer qualquer dúvida de alguma mente mais desconfiada, vamos aos factos. Uma boa e fiel receita de ovos mexidos é basicamente feita de ovos, sal, pimenta e gordura (manteiga, azeite, óleo ou outra). Uma boa e fiel receita de maionese é basicamente feita de ovo, sal e gordura (azeite ou óleo). Segundo Alton Brown, há ainda mais semelhanças do que imaginamos: “Se os ovos mexidos são essencialmente uma emulsão, por que não melhorar a sua textura com outra emulsão?” Exactamente: com uma colher de chá de maionese!

    O resultado são os ovos mexidos mais cremosos de sempre. Muito mais cremosos do que se lhes adicionar natas ou queijo creme. Com a enorme vantagem de que não está a alterar nada no sabor uma vez que a maionese leva os mesmos ingredientes dos ovos mexidos. Brown garante mesmo que “só vai notar a presença da maionese quando a deixar de fora da receita”. Mas o melhor é seguir a receita que Brown publicou no seu livro Everyday Cook e que foi aqui partilhada pela revista Parade.

    ScrambledEggs_FTR.jpg

     

    Ingredientes 

    • 3 ovos frescos
    • 1 colher de sopa de manteiga
    • 1 colher de chá de maionese
    • 1 colher de chá de água
    • Flor de sal a gosto
    • Pimenta preta moída no momento

     

    Bata os ovos com um garfo até ligar bem as claras e as gemas. Acrescente a flor de sal e as colheres de chá de maionese e água e bata mais um pouco para incorporar. 

    Derreta a colher de sopa de manteiga numa frigideira antiaderente, em lume médio, espalhando-a bem pelo fundo. Quando a manteiga começar a fazer espuma, deite os ovos batidos no centro. Vá passando, com uma espátula, as partes cozinhadas dos ovos, nas bordas, para o centro. Assim os ovos vão cozinhar, mantendo-se cremosos.

    Pouco antes de os ovos estarem prontos (cerca de dois minutos no fogão), desligue o lume e passe-os para um prato morno. Tempere com pimenta preta moída no momento e acompanhe com uma tosta de pão de cereais. Vai ver como lhe saberá bem molhar o pão torrado nos ovos hiper-cremosos.

     

    Uns óptimos ovos mexidos para si onde quer que a maionese esteja,

    Ele

     

    receita; alton brown; foto: parade

     

    One thought on “a dica perfeita para fazer os ovos mexidos mais cremosos de sempre

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *