É radical, mas é a cara da minha querida Mulher Mistério e, por isso, não resisto a lançar-lhe aqui o desafio publicamente (juro que ainda não falei com Ela sobre isto…): será que consegues fazer isto para recuperares das loucuras que comeste nas férias?
Eu explico: a revista Vogue publicou em 1977 uma dieta que prometia levar as pessoas a perderem dois quilos e meio em apenas três dias. Se a história acabasse aqui, não teria nada de especial, mas a grande surpresa é que esta dieta – divulgada pela primeira vez, em 1962, no livro Sex and the Single Girl, de Helen Gurley Brown – assentava quase exclusivamente em ovos, vinho e café. E, quando digo vinho, digo UMA garrafa inteira de vinho branco por dia – aberta ao pequeno-almoço e escorropichada ao jantar.
A dieta fez algum sucesso na época e caiu no esquecimento até que recentemente começou a ser vorazmente partilhada nas redes sociais. Ao ponto de se ter tornado viral e de ter levado uma colaboradora do site The Kitchn a experimentá-la na primeira pessoa. No final dos três dias, perdeu não os 2,5 quilos prometidos pela autora, mas uns bastante mais generosos 3,3 quilos, o que dá – põe os ouvidos nisto, minha querida Ela… – mais de um quilo por dia a beber uma garrafa de vinho branco a cada 24 horas.
É claro que não vamos estar aqui a analisar minudências como o que uma alimentação dessas pode fazer ao fígado ou a outros órgãos que seguramente não ficarão muito saudáveis depois de embebidos em álcool. Nem o que o consumo excessivo de ovos pode fazer aos níveis de colesterol. Para já vamos focar-nos no que realmente importa: qual a exacta ementa desta dieta?
Pequeno-almoço
- 1 ovo cozido
- 1 copo de vinho branco seco (de preferência, Chablis)
- Café preto
Almoço
- 2 ovos (idealmente cozidos, mas também podem ser escalfados)
- 2 copos de vinho branco
- Café preto
Jantar
- 1 bife de vaca com 150g (grelhado com pimenta preta e sumo de limão)
- Vinho branco (o que tiver sobrado da garrafa que abriu de manhã)
- Café preto
Ao fim de três dias inteiros a seguir esta dieta com todo o rigor, a colaboradora do The Kitchn diz que se sentia exausta, irritadiça e com as pernas a tremerem ligeiramente. Depois de ler as declarações da porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética ao site The Daily Meal, percebe-se facilmente o motivo de todas essas reacções: “Este menu aleatório (eu nem sequer lhe quero chamar uma dieta) proporciona 1.103 calorias, sendo que 43 por cento dessas calorias provêm do álcool do vinho!”
Se calhar, é capaz de ser melhor a minha querida Mulher Mistério não embarcar nesta loucura – apesar da sua enorme paixão por vinho branco.
Uma óptima dieta para si onde quer que o vinho esteja,
Ele
fotos: d.r.
A dieta em si não me convence, mas o que mais gostei foi da parte “Uma óptima dieta para si onde quer que o vinho esteja”
Bem pensado…
Acho que o problema desta dieta está nos ovos. Que exagero 😉
como ovos todos os dias, às vezes mais do que um… não tenho colesterol… sempre tive, mesmo sem comer ovos, quando comia farinha e açúcar 😉