É uma espécie de jejum intermitente semanal. E sem fazer jejum. Está baralhado? Baralhada? Eu explico.
A BBC considera-a uma das mais populares e mais fáceis dietas do mercado. Chama-se 5:2 e tem um conceito base fácil de explicar: durante 5 dias de cada semana pode comer o que quiser desde que não ultrapasse o número de calorias considerado saudável pela comunidade científica (2.500 calorias para a média dos homens e 2.000 calorias para a média das mulheres); durante os dois outros dias, só pode ingerir 25% desse valor – cerca de 600 calorias no caso dos homens e 500 calorias no caso das mulheres.
Esses dois dias de restrição são aqueles que os criadores da dieta consideram os dias de “jejum”, apesar de ninguém ser obrigado a jejuar literalmente. O objectivo é não ultrapassar as três pequenas refeições e os 25% de calorias em dias de jejum. Se conseguir limitar-se às duas refeições em dias de jejum, melhor ainda. E se, numa fase adiantada da dieta, conseguir mesmo jejuar, perfeito – desde que se sinta bem.
Os criadores da dieta alertam para o facto de, no início, poder sentir-se mais fraco nos dias de jejum e, por isso, deve fazê-los de forma intercalada ao longo de cada semana. No entanto, com o tempo começará a habituar-se aos longos períodos sem ingerir alimentos.
A BBC cita mesmo três estudos que indicam que o jejum intermitente (que a minha querida Ela já testou durante um fim-de-semana) pode ser benéfico para o cérebro, além de baixar os níveis de colesterol e reduzir os riscos de doenças cardíacas e alguns tipos de cancro. E, claro, ajudar a emagrecer. O corte imposto pelos dois dias de jejum (menos 3000 a 3.500 calorias ingeridas por semana) equivale a cerca de meio quilo de emagrecimento semanal. E o melhor é que a prática de quase jejuar duas vezes por semana vai habituá-lo a comer menos quantidades a longo prazo.
Muitas pessoas, também referidas pela BBC, consideram a 5:2 mais uma forma de vida do que uma simples dieta. Até porque, no fundo, é uma dieta em part-time: durante cinco dias por semana, continua a comer tudo o que lhe apetecer. Até aquele fabuloso bolo de chocolate com chantilly por cima que tanto custa à minha querida Mulher Mistério abandonar.
Enquanto decide qual a melhor dieta para seguir este ano, esclareça aqui todas as dúvidas sobre a 5:2 e veja algumas das receitas recomendadas.
Uma óptima dieta para si onde quer que esteja,
Ele
fotos: pixabay