Basta!
Basta de doces, chocolates e outras loucuras mega-calóricas! É preciso algum bom senso dietético nesta Família Mistério. Ela queixa-se dos meus cozinhados, mas não pára de nos bombardear com receitas de bolos, soufflés e mais sobremesas capazes de nos transformar, em menos de duas colheradas, na nova versão XXL do Gerard Dépardieu. Acabou! Pelo menos ontem. Domingo foi dia saudável nesta nossa modesta Residência Mistério.
Fui à praça de manhã e comprei oito courgettes. Depois passei pelo Lidl e fiz uma das melhor aquisições do Casal Mistério nos últimos meses: uma máquina capaz de cortar finíssimas fatias de legumes ou frutas com as formas que nós quisermos. Quando cheguei a casa preparei este carpaccio como entrada para o almoço, uma adaptação de uma receita do livro Vegetariano Gourmet, que tinha comprado há uns dias.
Ingredientes
- 5 courgettes
- 1 limão
- Manjericão
- 1 dente de alho
- Azeite
- Flor de sal
- Pimenta
Primeiro cortei as courgettes ao meio e depois as duas pontas. A seguir, passei-as pela máquina nova e fiz finíssimas fatias de fazer inveja a qualquer digna folha de papel Navigator. Coloquei-as numa taça grande com um pouco de azeite e pincelei-as um pouco. Pus uma frigideira antiaderente ao lume e passei as fatias de courgette rapidamente dos dois lados: se as tiver cortado mesmo fininhas como eu, não as deixe mais de um minuto. O ideal é deixá-las amolecer só um bocadinho, mas continuar a sentir quando as trinca.
Fui tirando as fatias da frigideira e colocando-as num prato grande. A seguir aproveitei o azeite que ficou na frigideira (se não ficar azeite suficiente, junte mais um pouco), juntei o dente de alho cortado às fatias fininhas e a raspa de um limão. Coloquei a frigideira em lume brando durante 30 segundos enquanto mexi e apaguei (só para tirar o sabor a alho cru). Despejei o molho em cima do carpaccio de courgettes e juntei uma mão cheia de manjericão picado. Temperei com flor de sal, pimenta moída e umas gotas de sumo de limão por cima.
A Família adorou, enquanto Ela passou o almoço inteiro a falar do soufflé de chocolate.
Bons petiscos saudáveis para si onde quer que esteja,
Ele
fotos: casal mistério
Tenho de passar no Lidl.
Preciso muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito de uma máquinas dessas.
A receita está demais!
Quando ao “Ela passou o almoço inteiro a falar do soufflé de chocolate. “, ahahahahahaha!
Meu deus….eu nem acho graça a esta moda dos blogues mas realmente este casal….é impossivél não seguir…dou por mim no computador a fingir que trabalho e a babar com tudo o que lá vem, morrinha que chegue a hora de ir para casa e fazer estas coisas fantásticas, e realmente ficam iguais, um espetáculo está salada com os ovos escalfados e no total 30 minutos na cozinha
Parabéns ao casal