a ilusão dos cheques mágicos do el corte inglès
Ia eu todo lampeiro para o El Corte Inglès, convencido que era mais esperto do que o resto do Mundo e que ia aproveitar essa grande promoção dos cheques mágicos, quando cheguei à caixa para pagar. Para mim, não havia dúvidas. Tinha lido as letras gordas do anúncio e isso chegava-me: "Tudo o que comprar devolvemos-lhe em cheques mágicos de €10 para as suas próximas compras". Como é que é, o valor total da minhas compras? Mas isso é maravilhoso! É mais barato do que o Minipreço!
- Ela, leva também papel higiénico que isto compensa! E detergentes. E Coca-colas. E arroz. E água. E vinho. E tudo o que encontrares e que está à venda muito mais barato no Lidl. 50% de desconto compensa mesmo!
E foi com este entusiasmo inteligente que chegámos com dois carrinhos apinhados à caixa. Passámos tudo, pagámos e recebemos 200 euros em cheques mágicos. Uma maravilha! Até que a menina nos perguntou, só por desfastio, se conhecíamos o regulamento.
- O regulamento?! Claro que sim. Da próxima vez, posso usar os cheques para pagar as minhas compras. Isto é maravilhoso! Nem percebo como é que o supermercado não está mais cheio. Isto anda tudo a dormir...
- Sim, sim, pode usar um cheque de 10 euros por cada 50 euros de compras. Mas, atenção, que só pode descontar um cheque por cada talão de compra. Se gastar 300 euros e pagar de uma vez, só pode descontar um cheque.
- Como é que é?!?!?!?!?! 10 euros por cada 50?!?!?!?!?!?!?!? Então para chegar aos 200 eu tenho de gastar mil euros?!?!?!?!?!?!?!?! E ir 20 vezes ao El Corte Inglès?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?
E foi neste momento que percebi o grandessíssimo quadrúpede que sou. E as deliciosas pessoas que são os senhores da publicidade do El Corte Inglès.
Isto passou-se.
E, esta semana, tive de voltar ao El Corte Inglès só para comprar uns queijos e uns gelados Santini e, já agora, levei os cheques mágicos que estavam perdidos lá em casa. Quando cheguei – agora, sim, um homem prevenido – perguntei se podia descontar os cheques em todas as compras.
- Não, pedimos desculpa, mas não aceitamos em compras no Club Del Gourmet. Nem no Espaço Saúde. Nem na área da restauração.
[Muito obrigado por terem avisado tudo isso devidamente nas letras minúsculas que eu não li no rodapé do anúncio.]
Fui fazer as minhas compras e, por sorte, os gelados do Santini estavam à venda fora do Club del Gourmet, numas arcas ao pé das águas do Luso. Quando fui pagar, nova surpresa.
- Pedimos desculpa, mas os gelados do Santini são do Club del Gourmet, não pode usar os cheques mágicos para pagá-los.
[Já não me bastava a irritação com a constante repetição do "El" Corte e do "Del" Gourmet e ainda tinha de levar com isto!]
- Mas os gelados estão fora da área gourmet. Como pode ver, estão fora.
- Não, mas ali é tudo gourmet.
- Mas a placa a dizer gourmet só está mais à frente. E os gelados estão ao lado das águas do Luso. As águas do Luso também são gourmet?
- As águas não, mas os gelados são.
- Deixe estar, fique com os cheques mágicos para si.
E foi aqui que percebi o nome: Mágicos – transformam uma promoção numa ilusão.
Um abraço para os meus 200 euros, onde quer que eles estejam,
Ele