Primeiro iam para a Irlanda, visitar castelos e paisagens verdejantes. Depois iam para o Canadá, para se instalarem numa luxuosa cabana de quase 600 metros quadrados, dentro do Jasper National Park. A seguir, iam para a Namíbia, para passearem entre o deserto e a Savana. Agora, depois de o casal ter voltado de lua-de-mel, soube-se que, afinal não foi nada disto. Ou melhor, foi só um bocadinho disto.
Uma fonte, citada pelo site internacional E! News, adiantou que, de facto, Harry e Meghan estiveram em África a fazer safaris – mas não na Namíbia. Na verdade, o casal terá ido para a costa oriental do continente, onde terá visitado mais de dois países. A fonte não especificou quais foram os países, mas adiantou que Harry e Meghan fizeram safaris e aventuras ao ar livre, bem como praia.
É claro que, com estas pistas típicas de Sherlock Holmes, eu, que estou ansioso por fazer um safari com a minha querida e numerosa Família Mistério, comecei logo a investigar quais os melhores destinos de savana e praia na África oriental.
Em primeiro lugar, está logo o maravilhoso Moçambique, com as deslumbrantes Quirimbas, um arquipélago paradisíaco no Oceano Índico. Não é dos melhores destinos para safari, mas é uma óptima solução para praia, paz e descanso. Em alternativa, há sempre Madagáscar, as Seichelles, as Maurícias ou a Ilha da Reunião, outras pequenas maravilhas, com praias únicas e um mar de sonho.
Quanto a praia, estamos arrumados. Agora vamos para os safaris. Pouco antes de se casarem, Harry e Meghan estiveram no Botswana para comemorar os 36 anos da então noiva. Agora, na costa leste de África, o mais provável é terem optado pelos famososíssimos safaris na Tanzânia. É lá, no Serengeti, que se dá a grande migração, quando mais de dois milhões de animais se deslocam, seguindo os ponteiros do relógio, entre os parques Serengeti, na Tanzânia, e Masai-Mara, no Quénia.
A migração é considerada um dos mais espectaculares eventos da natureza e atrai milhares de turistas para estes locais, além, claro, de todas as equipas da National Geographic em peso. Se nunca ouviu falar da grande migração, só precisa de se lembrar da célebre cena do Rei Leão, em que Mufasa morre atropelado por milhares de gnus. É isso mesmo…
Em Maio, as colunas de animais em movimento chegam a atingir os 40 quilómetros de comprimento. E onde é que elas estão? Na Tanzânia, exactamente, onde Harry e Meghan devem ter passado a lua-de-mel.
Só em Agosto é que os animais atravessam a fronteira para o Masai Mara, no Quénia, por isso é pouco provável que os duques tenham escolhido este destino nesta altura do ano.
Se decidir ir até à Tanzânia, é obrigatório visitar Ngorongoro, a cratera de um vulcão extinto há três milhões de anos e que se tornou um verdadeiro paraíso de flora e de vida selvagem.
Em alternativa, e já que Harry e Meghan terão estado em mais de dois países, existem sempre dois dos meus programas preferidos em África: ir ver os gorilas às montanhas do Uganda e onde também vale a pena visitar o lago Mutanda; e procurar os chimpanzés no Ruanda. O ideal é fazer mesmo um passeio pelas montanhas Virunga, ao longo da fronteira entre o Uganda e o Ruanda, onde pode visitar os vários vulcões, os gorilas e os chimpanzés.
Antes de ir embora, vale sempre a pena dar um saltinho a Zanzibar, um arquipélago ao largo da costa da Tanzânia, onde o mar tem uma cor única e onde é tão fácil ver golfinhos e tartarugas a nadar como encontrar o nosso Presidente a dar um mergulho numa praia em Portugal.
Uma óptima lua-de-mel onde quer que Harry e Meghan estejam,
Ele
fotos: mozambique travel; the guardian; go2africa; getaway; d.r.