Tem o chão quase transparente e fica por cima dos famosos Passadiços do Paiva. A nova ponte 516 Arouca é a maior ponte pedonal suspensa do mundo e tem uma vista deslumbrante para a Garganta do Paiva e a Cascata das Aguieiras.
Andar por cima desta ponte é quase igual a passear suspenso no céu. Além de ser leve e pendurada no ar por cabos de aço, a nova ponte tem o chão e os lados em gradil, o que lhe permite ver toda a deslumbrante vista à sua volta e por baixo de si…
…enquanto percorre os 516 metros de passeio, o que deverá demorar cerca de 10 minutos (dependendo do tempo que ficar parado a maravilhar-se com a vista de sonho).
Tudo isto se passa a 175 metros de altitude e está a deslumbrar a imprensa internacional. A CNN publicou, no passado dia 9 de Outubro, um longo artigo sobre a novidade. Também o famoso site de viagens Matador Network, o diário americano USA Today e a revista brasileira Casa Vogue, entre outros, fizeram reportagens sobre a nova ponte sobre o Rio Paiva.
A inauguração já esteve prevista para este mês de Outubro, mas as autorizações de segurança e os cuidados a ter por causa da Covid19 estão a adiar a abertura. A estrutura já está pronta, mas só deverá abrir ao público no início de Novembro e com algumas restrições.
Primeiro será feita uma pré-inauguração para operadores turísticos e só depois será aberta ao público em geral. No entanto, o número de visitantes terá de ser limitado e os passeios só deverão ser feitos com um guia, sob marcação prévia e apenas numa direcção de forma a não haver cruzamentos de pessoas num estreito corredor com pouco mais de 1 metro de largura.
Os visitantes entrarão num dos lados da ponte e deverá haver uma carrinha para os ir buscar ao outro lado.
Todos estes detalhes ainda estão a ser ultimados antes da abertura, bem como os preços dos bilhetes de entrada. Para já ainda teremos de nos deixar deslumbrar apenas com as inacreditáveis fotografias da vista e com este vídeo maravilhoso.
A 516 Arouca vem destronar a ponte Charles Kuonen, em Zermatt, na Suíça, aquela que era até aqui a ponte pedestre suspensa mais longa do mundo, com 494 metros de comprimento. O projecto de engenharia e de arquitectura é fabuloso e português: foi totalmente desenvolvido pelo Itecons, um instituto de investigação e desenvolvimento tecnológico da Universidade de Coimbra.
Eu cá mal espero para poder passear aqui em cima.
Um óptimo passeio para si onde quer que esteja,
Ele
fotos: 516 arouca; itecons