a massa do tiktok que está a deixar a internet em êxtase

    É só assim: massa do TikTok. Não precisa de dizer mais nada. Bastam estas duas palavras para que toda a gente que frequenta aquela rede social saiba do que estamos a falar. E do que estamos a falar? De uma facílima e deliciosa massa feita num único pyrex, no forno, que só precisa de 5 minutos de trabalho e preparação.

    O fenómeno nasceu em 2019, na Finlândia, quando Jenni Häyrinen, uma blogger de comida, resolveu juntar num tabuleiro um bloco de queijo feta e dois raminhos de tomatinhos cherry. Depois de levar tudo ao forno e tostar, envolveu nesta maravilha uma deliciosa massa cozida. Resultado: uma verdadeira pasta com queijo derretido e molho de tomate.

    A receita tornou-se viral no país, levou vários jornais a escreverem sobre o assunto e chegou ao ponto de provocar uma escassez de queijo feta na Finlândia, segundo o jornal Huffington Post. Daí até à internacionalização, só foi preciso o TikTok.

    A primeira americana a publicar a receita foi a cozinheira Mackenzie Smith, que ouviu falar desta massa facílima e divinal através de um amigo finlandês. Recriou a receita e publicou-a no seu site. Mais um sucesso, desta vez à escala americana. A loucura internacional chegou quando a sua amiga Yumna Jawad publicou um vídeo da receita no TikTok. Além dos milhões de visualizações e das milhares de recriações, há relatos de stocks de queijo feta esgotados em algumas cidades americanas. Eu não sei se é motivo para tanto, mas a verdade é que esta receita tem tanto de fácil como de divinal.

    uunifetapasta-r-827f8.jpg

     

    Tudo o que precisa é de 250 g da sua massa preferida (a receita original é feita com spaghetti, mas há variações com penne, fusili e até com cotovelinhos) para cada duas pessoas, 1 dl de azeite, dois ramos de tomate cherry (cerca de 250 g), um bloco de queijo feta (mais ou menos 200 g) e uma mão cheia de manjericão. 

    Espalhe o azeite pelo fundo de um tabuleiro ou de um pyrex, coloque os tomatinhos cherry à volta e o bloco de queijo feta no meio. Espalhe mais um pouco de azeite por cima. Tempere tudo com pimenta preta moída no momento e os tomatinhos cherry com um pouco de flor de sal. Também pode usar pimenta vermelha que fica óptima. Leve ao forno pré-aquecido a 200 ºC, durante cerca de 15 minutos.

    Aumente a temperatura do forno para os 220 ºC, em modo de grelhador, e volte a colocar o queijo, mais próximo da resistência, durante mais cerca de 10 minutos. Enquanto o queijo está no forno, cozinhe a massa seguindo as instruções da embalagem.

    Parta ligeiramente o queijo derretido para o espalhar e envolva a massa nesta maravilha. Sirva com manjericão fresco espalhado por cima. Se isto não é a massa mais fácil de sempre, então o Donald Trump não tem o cabelo cor-de-laranja.

     

    Uma óptima massa para si onde quer que o queijo feta esteja,

    Ele

     

    receita e foto: jenni häyrinen

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *