Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

a melhor maneira de preparar o fim-de-semana: camarão panado no forno com crosta de coco

Quinta-feira é sempre um dia de preparação para o fim-de-semana. É uma espécie de estágio antes do grande jogo. E por isso eu ganho alguma... pequeníssima... minúscula... liberdade para improvisar um prato criativo que pode ir muito ligeiramente para lá das saladas e dos legumes salteados (com pouco azeite, claro).

Para esta quinta-feira, vou fazer estes espectaculares camarões panados, do blog Love and Olive Oil, que têm duas enormes vantagens em relação aos camarões panados tradicionais: em primeiro lugar, são assados no forno e não fritos; em segundo lugar, a crosta é feita com deliciosos flocos de coco tostado.

Está entusiasmado? Eu cá estou esfomeado.

Para fazer esta maravilha, vou precisar de camarão grande, descascado e seco (se estiver muito húmido, seque-o com papel de cozinha), sal, pimenta caiena, azeite, amido de milho, bicarbonato de sódio, claras de ovo, coco ralado grosso e pão ralado panko. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

baked-coconut-shrimp-FEAT-600x400.jpg

 

O primeiro passo é tratar da tal deliciosa crosta de coco. Junte numa taça o amido de milho com o bicarbonato de sódio, o sal e a pimenta caiena. Noutra taça, bata as claras com uma colher de sopa de água. Numa terceira taça, misture o coco ralado com o panko.

Agora é fácil: envolva o camarão numa fina camada de amido de milho, mergulhe-o nas claras e finalmente cubra-o com o coco ralado, pressionando bem para ficar agarrado. 

Coloque o camarão numa grelha, salpicada com azeite ou spray de cozinha, e leve ao forno, pré-aquecido a 220 ºC, durante cerca de 15 minutos, virando-o a meio, até ficar dourado e tostado. Só dois pontos importantes para ter em conta antes de colocar tudo no forno: para dar uma cor mais dourada ao camarão, pode salpicá-lo com azeite por cima do coco; e para evitar ficar com o forno cheio de gordura, é melhor pôr um tabuleiro por baixo da grelha. Melhor ainda: pode até forrar o tabuleiro com papel vegetal para assim não ter de limpar nada.

Depois é só deliciar-se com esta maravilha crocante. Pode molhar numa maionese de alho caseira ou num molho agridoce, mas cá em casa acho que não vamos ter nada disso. É uma saladinha para acompanhar e já vamos com sorte.

 

Uns óptimos camarões para si onde quer que a dieta esteja,

Ele

 

receita e foto: love and olive oil