a melhor receita de atum em lata de sempre

    Não sei se é do toque oriental do molho, se da variedade de legumes desta receita do site The Kitchn, o que é certo é que estamos rendidos a esta delícia: porque é ótima, barata e facílima de fazer. Ainda por cima, só precisa de 10 minutos a preparar e de 20 ao lume. O resultado é um delicioso atum em lata frito com legumes num molho de soja e mel, com um tentador arroz basmati a acompanhar. A receita perfeita para toda a família e para fazer ao jantar durante a semana. Além disso, se sobrar, também é um ótimo almoço para levar para o trabalho.

    Assim, se quiser fazer esta delícia oriental vai ter de comprar os seguintes ingredientes: um repolho médio, uma malagueta, dois ceboletes médios, meia cebola roxa, alho, molho de soja, mel, molho mirin, óleo de sementes de sésamo tostadas, vinagre de arroz, molho de ostra, pimenta preta moída, atum em lata em azeite, sementes de sésamo e arroz basmati para servir.

    Aliás, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

    Preparação

    Antes de mais, corte o repolho em pequenos pedaços. A seguir, corte a malagueta em fatias muito fininhas e, depois, os ceboletes. Não se esqueça de reservar os pedaços mais escuros dos ceboletes para decorar no fim.

    Entretanto, corte a meia cebola roxa em fatias fininhas e pique três dentes de alho.

    Enquanto isso, faça o molho: junte numa taça pequena o molho de soja, o mel, o molho mirin, o óleo de sésamo, o vinagre de arroz, o molho de ostra e a pimenta preta moída; mexa bem até obter um molho homogéneo.

    Depois, abra as latas de atum e escorra o azeite diretamente para uma frigideira grande antiaderente. Aqueça a frigideira em lume médio alto até o azeite começar a borbulhar. A seguir, adicione o alho e os ceboletes e cozinhe durante cerca de 1 minuto.

    Entretanto, junte o repolho, a cebola e uma colher de sopa do molho que preparou. Deixe cozinhar, durante 3 a 4 minutos, até o repolho e a cebola ficarem macios. Nessa altura, acrescente o atum, o resto do molho e a malagueta. Vá fritando, mexendo sempre, durante 4 a 5 minutos, até o atum ficar bem envolvido nos legumes.

    Decore com as partes que reservou dos ceboletes e com as sementes de sésamo tostadas. Finalmente, sirva com arroz basmati cozido.

     

    Boas receitas,

    Ela

     

    receita e foto: the kitchn

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *