O site The Kitchn disse que era a melhor receita de frango de sempre. O Food52 disse que era nada menos do que genial. Eu não digo nada, limito-me a comer. E a deliciar-me com mais uma espectacular criação de Jamie Oliver. Além de delicioso e revolucionário, este frango é light e facílimo de fazer. E estes são os dois únicos argumentos necessários para conquistar a simpatia da minha querida Mulher Mistério, essa novíssima Dalai Lama das dietas de 2016.
A grande revolução está na técnica de cozinhar o frango. Em vez de o atirar para dentro do forno sem complacências, vai assá-lo mergulhado em meio litro de leite. E o ácido láctico provocado pelo leite coalhado tornará a carne tão tenrinha como uma bochecha do Mário Soares. Para mais, é ideal para comer durante a ditadura dietética que foi instituída cá em casa: cada dose tem apenas 444 calorias, o equivalente a 22% daquilo que devia ingerir por dia.
Agora, o melhor é parar com a conversa e passar à acção.
Ingredientes
- 1 frango com 1,5 kg (de preferência, biológico)
- 1/2 pau de canela
- 1 mão cheia de folhas de sálvia frescas
- Casca de 2 limões
- 10 dentes de alho com a casca
- 565 ml de leite
- Azeite
- Flor de sal
- Pimenta moída
Os únicos utensílios de que vai precisar para fazer esta receita são: uma panela de ferro – ou de outro material que possa ir ao forno –, uma faca para cortar a casca do limão e uma pinça para revirar o frango. Comece por temperar bem a carne com sal e pimenta. Depois coloque-a na panela com um fio de azeite bem aquecido e leve ao lume. Vá revirando o frango de forma a deixá-lo tostado em todos os lados – é normal que a pele se agarre ao fundo da panela, mas não tem problema se ficar meio rasgada. Quando estiver pronto, desligue o lume e deite fora o excesso de azeite, mantendo o fundo da panela sujo com os restos de pele derretida – é isso que vai deixar um gosto caramelizado absolutamente deslumbrante no final.
Agora só tem de juntar o frango e o resto dos ingredientes na panela suja e deixar cozinhar sem tampa durante uma hora e meia no forno pré-aquecido a 190º C. De vez em quando, abra o forno para despejar o molho por cima da carne. O que vai acontecer é que o frango ficará tostado por fora e macio por dentro. E a mistura do leite com o limão dar-lhe-á um molho coalhado quase como se fosse uma espécie de requeijão. A canela, o alho e a sálvia farão o resto.
No final, só precisa de cortar o frango e servir com o molho por cima. Eu estou a contar os minutos para o meu jantar.
Uma óptima dieta para si onde quer que esteja,
Ele
receita: jamie oliver; foto: bobbi lin/food52
Grata pela receita. Vou experimentar.
Feliz 2016
oh meu Deus este casal mata-me claro que fui directa ao supermercado comprar tudo e mal cheguei a cada fui que nem uma flexa para a cozinha……o resultado nao tenho palavras para descrever é mesmo espetacular
Obrigado mais uma vez
Para acompanhar, deixo a receita do melhor bolo do mundo (que não é bom para quem está de dieta): https://www.vinilepurpurina.com/2016/01/1 0/o-melhor-bolo-do-mundo/
Experimentamos ontem e todos adoraram! O frango fica mesmo tenro e saboroso.como não encontrei salvia fiz com magericão e é delicioso.
Obrigada por mais uma receita de sucesso
Mas o que coloco no forno? So o frango com o resto dos ingredientes?
Olá, qual será a melhor alternativa para quem não ingere produtos lacteos??
Olá, C. R.
Tem de juntar o frango e o resto dos ingredientes na panela suja e deixar cozinhar sem tampa durante uma hora e meia no forno pré-aquecido a 190º C. Tem todos os detalhes no texto em cima.
Esperamos que corra bem 😉
Boas receitas,
Ele
Olá, Sopinhademassa
É difícil encontrar uma alternativa 🙁
Se encontrarmos, dizemos-lhe.
Obrigado,
Ele
Olá. Uma sugestão alternativa: eu costumo fazer esta receita com peito de peru e fica delicioso. No fim corta-se às fatias. Bom apetite!
Olá aos dois!! Estou com um pequeno problema… salvia!!! Não a consigo encontrar!! Têm algum local de referência/preferência para comprar estas folhas aromáticas?!??
Obrigada pela ajuda
Olá, Ana Rita
Nós costumamos encontrar com alguma facilidade, tanto no El Corte Inglés como no Continente ou em mercearias gourmet. Pode aparecer como sálvia ou como salva.
Esperamos que consiga. Depois diga-nos como ficou a receita 😉
Obrigado,
Ele
A casca do limão é ralada ou às tiras? E o sumo? Não é usado?
Se puder responder para machado_mj@hotmail.com, agradeço.
Boa tarde,
Antes de mais, as nossas desculpas pelo atraso na resposta, mas são tantas as solicitações que nem sempre conseguimos responder logo. O que deve usar é só as raspas dos dois limões. O sumo não é para usar.
Depois diga-nos como ficou.
Obrigado e boas receitas,
Ele