O site The Kitchn disse que era a melhor receita de frango de sempre. O Food52 disse que era nada menos do que genial. Eu não digo nada, limito-me a comer. E a deliciar-me com mais uma espectacular criação de Jamie Oliver. Além de delicioso e revolucionário, este frango é light e facílimo de fazer. E estes são os dois únicos argumentos necessários para conquistar a simpatia da minha querida Mulher Mistério, essa novíssima Dalai Lama das dietas de 2016.
A grande revolução está na técnica de cozinhar o frango. Em vez de o atirar para dentro do forno sem complacências, vai assá-lo mergulhado em meio litro de leite. E o ácido láctico provocado pelo leite coalhado tornará a carne tão tenrinha como uma bochecha do Mário Soares. Para mais, é ideal para comer durante a ditadura dietética que foi instituída cá em casa: cada dose tem apenas 444 calorias, o equivalente a 22% daquilo que devia ingerir por dia.
Agora, o melhor é parar com a conversa e passar à acção.
Ingredientes
- 1 frango com 1,5 kg (de preferência, biológico)
- 1/2 pau de canela
- 1 mão cheia de folhas de sálvia frescas
- Casca de 2 limões
- 10 dentes de alho com a casca
- 565 ml de leite
- Azeite
- Flor de sal
- Pimenta moída
Os únicos utensílios de que vai precisar para fazer esta receita são: uma panela de ferro – ou de outro material que possa ir ao forno –, uma faca para cortar a casca do limão e uma pinça para revirar o frango. Comece por temperar bem a carne com sal e pimenta. Depois coloque-a na panela com um fio de azeite bem aquecido e leve ao lume. Vá revirando o frango de forma a deixá-lo tostado em todos os lados – é normal que a pele se agarre ao fundo da panela, mas não tem problema se ficar meio rasgada. Quando estiver pronto, desligue o lume e deite fora o excesso de azeite, mantendo o fundo da panela sujo com os restos de pele derretida – é isso que vai deixar um gosto caramelizado absolutamente deslumbrante no final.
Agora só tem de juntar o frango e o resto dos ingredientes na panela suja e deixar cozinhar sem tampa durante uma hora e meia no forno pré-aquecido a 190º C. De vez em quando, abra o forno para despejar o molho por cima da carne. O que vai acontecer é que o frango ficará tostado por fora e macio por dentro. E a mistura do leite com o limão dar-lhe-á um molho coalhado quase como se fosse uma espécie de requeijão. A canela, o alho e a sálvia farão o resto.
No final, só precisa de cortar o frango e servir com o molho por cima. Eu estou a contar os minutos para o meu jantar.
Uma óptima dieta para si onde quer que esteja,
Ele
receita: jamie oliver; foto: bobbi lin/food52