Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

a melhor receita para aproveitar o arroz que sobrou da véspera leva molho de soja

E eis que, dois meses depois dessa verdadeira revolução gastronómica que foi o arroz de atum da Assunção Cristas, voltamos a falar de arroz. Não é ainda a receita do Rui Rio para o Programa da Cristina, mas é a melhor maneira de transformar os restos da véspera num prato de sonho.

A sugestão é do delicioso site The Kitchn e é mais fácil do que encontrar uma trotinete num passeio de Lisboa. Tudo o que precisa é do arroz cozido da véspera (quanto menos cozido, menos empapado), camarão descascado, ovos, cebolo picado (a parte branca separada da parte verde), alho picado, gengibre fresco ralado, ervilhas congeladas, molho de soja e óleo de sésamo. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

76f4da778e055f2624f4bd4998fa024857f4bb1a.jpeg

 

Comece por bater os ovos com um garfo. Tempere-os com flor de sal e pimenta e deixe-os de parte. Seque os camarões com papel de cozinha, tempere-os com flor de sal e pimenta e salteie-os num wok, em lume alto, com um fio de azeite.

Assim que o camarão começar a ficar tostado por baixo, acrescente a parte branca do cebolo, o alho e o gengibre. Mexa durante 30 segundos.

Coloque mais duas colheres de sopa de azeite e acrescente as ervilhas e o arroz cozido. Tempere com molho de soja e salteie tudo durante uns dois minutos. Quando o arroz estiver bem quente, junte tudo em metade do wok e coloque os ovos na outra metade. Cozinhe os ovos mexidos, retire o wok do lume e termine com um fio de óleo de sésamo e o cebolo verde picado. Misture tudo antes de servir.

Eu acho que também vou acrescentar uns cajus tostados picados por cima, para lhe dar um toque crocante. 

 

Um óptimo arroz para si onde quer que os restos estejam,

Ele

 

receita e foto: the kitchn