a melhor receita para esta época: um divinal cheesecake de castanhas

    Hoje acordei de manhã e tinha uma surpresa à minha espera – um enorme saco de castanhas e o seguinte e carinhoso bilhete:

    “Meu querido e amado Marido Mistério, faz!”

    Caso não tenha percebido, eu explico: esta é a forma mais amável que a minha querida e sempre dócil Mulher Mistério tem de me pedir para fazer uma receita do seu agrado. Eu sei, há pessoas mais subtis, mas Ela tem outras vantagens. Por isso, limitei-me a procurar um bolo fácil e surpreendente. E o resultado dessa árdua busca foi este extraordinário cheesecake com puré de castanha do fantástico blog Closet Cooking.

    Tudo o que precisa é de bater as castanhas cozidas com água e leite, num liquidificador, até ficar com um puré cremoso (pode ver aqui mais detalhadamente como fazer). Depois separe bolachas Digestive desfeitas, açúcar, manteiga, queijo creme, ovos, natas, sumo de lima espremido no momento, extracto de baunilha, rum e água. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

    chestnut (1).jpg

     

    Comece por triturar as bolachas Digestive com manteiga, açúcar e uma colher de sopa de puré de castanhas, num robô de cozinha, até ficar com um crumble. Espalhe o crumble pelo fundo de uma forma com o fundo amovível e coloque no frigorífico enquanto trata do resto.

    Bata o queijo creme com mais um pouco de açúcar até ficar bem macio. Acrescente três ovos, um de cada vez, enquanto continua a bater e depois mais três gemas. Agora é a vez de juntar as natas (se encontrar natas azedas, melhor), o sumo de lima, o extracto de baunilha e o rum, sempre sem parar de bater. Envolva o resto do puré de castanha neste creme e deite tudo por cima da base que deixou no frigorífico.

    Embrulhe o exterior da forma com duas folhas de papel de alumínio e coloque dentro de um pirex alto. Deite água a ferver para dentro do pirex até chegar a 2,5 cm de altura da forma forrada. Leve ao forno, pré-aquecido a 180 ºC, durante cerca de uma hora. Deixe arrefecer, retire a folha de alumínio, envolva o cheesecake em película aderente e coloque no frigorífico durante a noite ou no congelador durante umas horas.

    Antes de servir, faça o topping. Junte, numa panela, a água com rum, açúcar, uma colher de sopa de puré de castanha e outra de manteiga. Deixe ferver em lume brando durante cerca de 10 minutos, enquanto continua a mexer. Depois de arrefecer, retire o cheesecake da forma, espalhe o creme de castanha por cima e delicie-se com um copito de jeropiga a acompanhar. Sim, porque hoje é Dia de São Martinho.

     

    Um óptimo cheesecake para si onde quer as castanhas estejam,

    Ele

     

    receita e foto: closet cooking

     

    2 thoughts on “a melhor receita para esta época: um divinal cheesecake de castanhas

    1. Casal Mistério:
      Acho o vosso blog fantástico, não percebo porque não publicam as quantidades dos ingredientes em português, quem não sabe inglês não consegue fazer as mesmas.

    2. Boa tarde,
      Antes de mais, as nossas desculpas pelo atraso na resposta, mas são tantas as solicitações que nem sempre conseguimos responder logo.
      Nós não publicamos as receitas completas por uma questão de respeito para com os autores das receitas. Tentamos descrevê-las ao máximo, para facilitar a vida aos nossos leitores, mas deixamos sempre as quantidades para consulta no site original. Normalmente é isso que os autores das receitas nos pedem e nós procuramos respeitar a sua vontade. Esperamos que compreenda e que continue a acompanhar o blog com o mesmo prazer.

      Obrigado,
      Ele

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *