Juntar batata doce e iogurte grego na mesma receita é como juntar o Tino de Rans e a Marisa Matias no mesmo candidato presidencial – só pode ser um estrondoso sucesso. Mas, como felizmente as eleições presidenciais já passaram, o melhor é concentrarmo-nos na comida. E esta comida é digna de toda e qualquer concentração que lhe consiga dedicar.
A fabulosa receita foi publicada no jornal The New York Times e é da autoria do chef do restaurante Franny’s, em Brooklyn, Nova Iorque. O segredo deste estrondoso sucesso culinário está na simplicidade do prato. Em vez de fazer um acompanhamento com uma simples e desenxabida batata assada no forno, por que não juntar-lhe um fabuloso molho frio feito com iogurte grego, azeite, cebola e alho picado? Hã? Por que não? Não há motivo, não é assim? Nem sequer a dieta, porque a receita original leva iogurte grego gordo, mas pode sempre substituí-lo por iogurte grego magro.
Ingredientes
Para 4 pessoas
- 2 batatas doces
- 60 ml de azeite
- 280 g de iogurte grego
- 3 colheres de sopa de sumo de limão espremido
- 2 colheres de sopa de sementes de sésamo tostadas
- 40 g de cebola roxa picada em pedaços médios
- 1/4 de colher de chá de alho picado fininho, sem a parte do meio
- 5 g de salsa picada
- Flor de sal
- Pimenta moída no momento
No restaurante, a batata doce leva ainda um molho thai e pickles, mas eu prefiro simplificar. Lave bem as batatas, depois coloque-as com um fio de azeite e um pouco de sal, embrulhadas em papel de alumínio, no forno pré-aquecido a 230º C. Assim que estiverem moles ao espetar um garfo, retire o papel de alumínio e deixe-as um pouco no forno, só com o grelhador ligado, até ficarem ligeiramente tostadas por fora.
Misture bem o iogurte com uma colher de sopa de sumo de limão e metade do azeite e espalhe por quatro pratos. Depois misture o resto do azeite e do sumo de limão com o alho, a cebola, as sementes de sésamo, a salsa, flor de sal e pimenta moída no momento.
Corte as batatas ao meio e coloque cada metade no prato por cima do iogurte grego. Espalhe o molho de azeite por cima das batatas e sirva com mais um pouco de flor de sal e pimenta se precisar.
Dá uma óptima entrada ou um fantástico acompanhamento para um peixe ao sal, por exemplo. A nossa pequena equipa de futsal deliciou-se com esta maravilha cá em casa.
Leia também:
- O magnífico soufflé de batata doce
- Sopa detox de batata doce, um jantar saudável e delicioso
- Salada de batata doce assada com lima e mel
Uma boa batata doce para si onde quer que o iogurte grego esteja,
Ele
receita e foto: the new york times
Não me parece mal mas eu adoro a simples e desenxabida batata doce assada no forno…