a mousse de chocolate mais cremosa de sempre (e sim, é tão boa como parece)

    Há dias em que tudo o que apetece é afundar a colher numa mousse de chocolate densa, leve, rica e absurdamente cremosa. Porque esta não é uma mousse qualquer. É a mousse. Aquela que nos faz repensar todas as outras que já comemos antes.

    Esta receita do blog Baking Ginger é uma verdadeira ode ao chocolate: profunda no sabor, suave na textura e com aquele toque de técnica que faz a diferença. Hoje estou inspirada, não estou? Além disso, não leva farinha, nem manteiga — só ingredientes puros que se transformam numa nuvem achocolatada digna de restaurante francês. Eu avisei que estava inspirada…
    E que ingredientes são esses? Ora bem: natas para bater, chocolate preto partido em pedaços, 2 folhas de gelatina incolor, 2 ovos médios inteiros, 2 gemas de ovo, açúcar e extrato de baunilha.

    Aliás, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

     

    Preparação

    Antes de mais, comece por bater as natas: com a ajuda de uma batedeira elétrica, bata as natas numa taça grande até formarem picos suaves (não demasiado firmes). Guarde no frigorífico até precisar.

    Depois derreta o chocolate: para isso, coloque o chocolate preto numa taça resistente ao calor e leve ao micro-ondas em intervalos de 30 segundos, mexendo entre cada um, até estar completamente derretido e brilhante.

    Entretanto, prepare a gelatina: demolhe as folhas de gelatina numa taça com água fria durante 5 a 10 minutos.

    Prepare a mistura dos ovos:

    Enquanto isso, cozinhe os ovos: numa taça resistente ao calor, misture os ovos, as gemas, o açúcar e o extrato de baunilha. Ferva em banho-maria e bata continuamente com uma vara de arames até a mistura engrossar e atingir cerca de 60° C.

    Depois, transfira esta mistura para a taça da batedeira (ou continue com a vara de arames, se fizer musculação) e bata na velocidade mais alta até ficar leve, cremosa e esbranquiçada. A seguir, esprema as folhas de gelatina demolhadas e coloque-as numa taça pequena. Derreta-as colocando essa taça dentro de outra com água quente, em banho-maria. Depois de derretida, adicione a gelatina à mistura dos ovos batidos, continuando a bater em velocidade alta.

    A seguir, reduza a velocidade da batedeira e adicione, em fio, o chocolate derretido à mistura dos ovos com a gelatina.

    Entretanto, retire a taça das natas do frigorífico e, com a ajuda de uma espátula, envolva delicadamente o creme de chocolate nas natas batidas. Faça-o em várias vezes, com movimentos suaves, para a mousse não perder o ar.

    Finalmente, divida a mousse por taças ou copos de vidro, leve ao frigorífico durante pelo menos 2 horas (ou até o jantar estar pronto e não conseguir mais resistir), e sirva assim mesmo — ou com raspas de chocolate por cima, se quiser impressionar.

     

    Boas receitas,

    Ela

     

    receita e foto: baking ginger

     

    Se quiser ler mais receitas de mousse, carregue na galeria em baixo:

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *