Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal Mistério

Casal Mistério

a nossa entrada para o dia do pai: queijo brie no forno com doce de frutos vermelhos e mostarda

19.03.21

O senhor, meu Pai Mistério, faz o favor de ser alguém absolutamente viciado em queijo. É uma espécie de Topo Gigio da gastronomia: se um prato tiver queijo, é uma delícia; se não tiver, é uma desgraça; se tiver muito queijo, é o paraíso.

Foi por isso que preparei um jantar quase só de queijo para hoje. Como prato principal, vou fazer o divinal risotto com cogumelos e Brie que publiquei aqui ontem. Como entrada, vou servir um espectacular Brie (também pode usar Camembert se o Brie for muito grande) com um surpreendente doce de frutos vermelhos e mostarda, uma receita da sempre útil revista Bon Appétit.

Tudo o que vou precisar é de um queijo Brie ou Camembert (eu vou usar Camembert para variar), raminhos de alecrim, raminhos de tomilho, azeite e um doce de arandos e mostarda que pode ver como se faz aqui. Para saber as quantidades certas de cada, ingrediente, siga a receita original aqui.

BAKED-BRIE.jpeg

 

A primeira decisão do dia é se vai usar o doce de arandos e mostarda, que pode ver como fazer aqui, ou uma solução mais fácil. Como eu prefiro framboesas e morangos a arandos, vou misturar uma colher de chá de mostarda em pó numa compota de frutos vermelhos. Pode também colocar uma colher de sopa de sementes de mostarda que fica óptimo.

Leve o Camembert ao congelador durante 30 minutos, para ficar mais firme. Corte a casca em cima, de forma a abrir uma tampa no queijo. Misture o alecrim com o tomilho e o azeite e espalhe por cima de um tabuleiro forrado com papel vegetal. Coloque o Camembert por cima das ervas, de forma a cobrir metade destas, e leve ao forno, pré-aquecido a 180º C, durante 15 a 20 minutos, até o queijo derreter.

Deixe assentar, em cima do balcão da cozinha, durante cerca de 5 minutos antes de espalhar as ervas que ficaram destapadas por cima do Camembert. Sirva com um pouco do doce de frutos vermelhos e mostarda no topo e umas nozes tostadas. Acompanhe com umas tostas de pão alentejano. 

 

Um óptimo Dia do Pai para si onde quer que esteja,

Ele

 

receita e foto: bon appétit