Caramelizado por fora, a desfazer-se por dentro. Já fizemos esta maravilha várias vezes cá em casa e nunca nos cansamos de repetir. O que nos leva a concluir sem margem para dúvidas: é definitivamente a nossa receita preferida de entrecosto no forno. Além de o entrecosto ficar com esta cobertura caramelizada e irresistível, ainda se desfaz na boca. Ao mínimo toque com o garfo a carne separa-se do osso e divide-se em irresistíveis lascas. Se não acredita, então o melhor é testar por si.
A receita é do fabuloso site Cafe Delites e leva apenas entrecosto piano e os temperos: alho em pó, cebola em pó, paprika, cominhos, azeite, flor de sal, pimenta preta moída no momento e piripíri (só se gostar de picante). Para o molho, vai precisar de molho de barbecue, alho picado, mais azeite, molho Worcestershire (molho inglês) e pimenta de caiena. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, então consulte a receita original aqui.
Preparação
Esta receita não é só deliciosa, também é facílima de fazer. Só precisa de colocar o forno a aquecer a 180º C. Enquanto isso, retire a membrana transparente que cobre a parte de baixo do entrecosto. Para não ter trabalho, eu costumo pedir logo que me façam isso no talho. Além de a carne absorver muito melhor os temperos, ainda fica mais tenrinha e bem cozinhada.
Em seguida, coloque o entrecosto num tabuleiro forrado com papel de alumínio. Misture numa taça todos os ingredientes secos do tempero e espalhe-os por cima da carne. Salpique em seguida com o azeite e esfregue bem o entrecosto com toda esta mistura. Tape com papel de alumínio e leve ao forno durante duas horas.
Assim que faltarem cinco minutos para acabar o tempo, misture todos os ingredientes do molho. Quando o entrecosto estiver pronto, retire-o do forno, aumente a temperatura para os 240º C e espalhe o molho por cima da carne. Volte a colocar o entrecosto no forno, descoberto, durante mais 10 minutos. Passe em seguida o forno para o modo de grelhador e deixe mais três minutos. Vai ver que a carne fica um sonho: caramelizada por fora e a desfazer-se por dentro. Depois de provar, vai perceber porque é a nossa receita preferida de entrecosto no forno.
Um óptimo entrecosto para si onde quer que o forno esteja,
Ele