a nossa sugestão para passar um dia dos namorados diferente

    Se quer mesmo celebrar o Dia dos Namorados em grande, então fuja dos restaurantes com menus fixos e bebidas cor de rosa e vá passar uma noite diferente com a sua cara-metade. Não precisa de apanhar um avião nem gastar rios de dinheiro. Basta pegar no carro, como nós fizemos e, em pouco tempo, pode estar a passar uma noite de sonho, longe dos casais super maçados a cumprir uma tradição onde normalmente se come mal e caro.

    Ainda por cima, desta vez, fugimos os dois ao volante de um CUPRA Born, totalmente elétrico, antecipando o Dia dos Namorados. O pretexto que precisávamos para continuarmos à descoberta do Melhor de Portugal, este ano em parceria com a CUPRA. E desta vez não fomos longe, porque queríamos muito conhecer o novíssimo Azenhas do Mar Valley House, que abriu no ano passado. Além disso, há muito tempo que ando a namorar a Casa das Arribas e as Ocean Casitas, do Outpost – Ocean Getaways, também nas Azenhas.

    As Azenhas do Mar

    E porquê as Azenhas do Mar? Deve estar a questionar-se… Primeiro porque esta aldeia em cima do Atlântico é uma das mais bonitas e românticas de Portugal. Além de muitíssimo bem conservada, é um sonho no inverno, porque, tal como se diz que é nesta região que o inverno passa o verão, o contrário também se aplica. Nós apanhámos uns dias de sonho e, pasme-se, de calor, em pleno mês de fevereiro.

    Confesso que parecíamos uns saloios, a aproveitar o dia de verão, deslumbrados com o CUPRA Born, não só com o espaço que tem no interior mas sobretudo pela suave condução. Aquele carro não anda, desliza, até nas curvas e contracurvas, parece que flutua. Que maravilha! E não é que trava sozinho quando nos aproximamos de um obstáculo? É claramente um carro feito para mim, que sou um bocadinho (só um bocadinho) distraída a guiar.

    2 hotéis e 2 restaurantes

    Esta é a altura certa para explorar esta região, porque no verão está tudo apinhado de gente: desde a Praia Grande e a Praia das Maçãs até às Azenhas do Mar. Agora é um paraíso, por isso, é o programa perfeito para fugir das multidões no Dia dos Namorados. Além de ter dois ótimos restaurantes, pode optar por dois hotéis: um mais em conta, para quem, como nós, ainda tem o atrevimento de jantar fora à sexta-feira, e outro, um bocadinho mais caro, para quem tem a sorte de não precisar de se preocupar com o aumento das taxas de juro. Para espreitar as fotos dos dois hotéis, carregue na galeria aqui em baixo.

    Azenhas do Mar Valley House

    Como o meu querido Marido Mistério vive obcecado com a inflação, optámos por marcar uma noite no recém-inaugurado Azenhas do Mar Valley House, um alojamento local que, à primeira vista, nos fez temer o pior, porque o exterior nada tem a ver com o interior. Por fora, é uma moradia banal que passa despercebida entre as casas vizinhas, mas quando se entra o cenário é completamente diferente. Mal ouvimos a suave música ambiente e nos apercebemos da decoração moderna mas cozy, respirámos de alívio e percebemos que, de facto, as aparências podem mesmo enganar.

     

    Os quartos

    Os quartos são muito giros, com uma decoração minimalista mas com tons quentes. A roupa de cama é 100% algodão e o espaço está muito bem aproveitado. Tem, por exemplo, um balcão por detrás da cama que, de um lado, serve de lavatório e apoio à casa de banho, e do outro tem um ambiente de secretária com uma cadeira à frente. A casa de banho é boa, toda forrada em cimento afagado e conta com produtos de higiene pessoal orgânicos, um secador de cabelo e roupões de banho. O nosso quarto tinha um simpático terraço com uma vista de mar (não de frente mas de lado). O hotel tem ainda Wi-Fi gratuito, ar condicionado, uma piscina interior, um jardim e um terraço.

     

    O pequeno-almoço

    Servido entre as 8h30 e a 11h, é um buffet simples e despretensioso. Pode contar com vários produtos regionais e bastantes opções saudáveis, como leite de aveia, iogurtes, manteiga de amêndoa, sementes de goji, granola, muesli, pudim de chia, fruta fresca, sumos naturais. Mas também tinha um pão fresquíssimo e uns mini croissants deliciosos aos quais infelizmente (para a minha dieta) não resisti. A tábua de queijos era ótima, sobretudo o requeijão, o fiambre era de peru e o presunto era divinal.

    A sala do pequeno-almoço é basicamente um multisusos. Além de ser aqui que se fazem as refeições, também serve de sala de estar onde se está muito bem, sobretudo, à frente da salamandra que o meu querido Marido Mistério não descansou enquanto não acendeu. Mas se a salamandra está num canto, no canto oposto está a piscina interior o que, confesso, me pareceu ligeiramente estranho. É a chamada rentabilização de espaço.

    Outpost – Ocean Getaways

    Outra hipótese para passar a noite, um bocadinho mais cara, é o Outpost que inclui a Casa das Arribas e as Ocean Casitas, que se situam literalmente em cima do mar. Basicamente são casas de férias e apartamentos com um serviço de luxo.

     

    A Casa das Arribas

    A Casa das Arribas foi construída nos anos 40 pelo famoso arquiteto Raul Lino. Foi totalmente renovada e conta hoje com 7 apartamentos modernos e arejados, além de ter um jardim e piscina sobre o mar, um spa e um corte de ténis, tudo isto em cima da falésia, sobre o Atlântico.

     

    As Ocean Casitas

    No ano passado, abriram as 4 Ocean Casitas, também no topo da aldeia de pescadores das Azenhas do Mar. As casas foram recuperadas e hoje têm uma decoração minimalista e contemporânea. Destaque para detalhes na decoração como os azulejos, os tetos altos e o chão de micro cimento. Com a praia da Aguda mesmo ali ao lado, é um passeio maravilhoso.

    Quanto a restaurantes, não faltam sugestões por aqui: jantámos no Água e Sal, onde comemos umas ótimas lapas e um delicioso camarão tigre grelhado com arroz de alho. Mas o que mais me surpreendeu foram os gelados artesanais que têm para a sobremesa. São imperdíveis!

    E no dia seguinte, almoçámos no restaurante Azenhas do Mar, mesmo em cima da piscina oceânica, com uma vista de sonho. Como tínhamos tomado o pequeno-almoço tarde no hotel, só conseguimos partilhar umas entradas: um Brás de algas (bom sem ser genial) e uns camarões panados com panko e maionese de manga. Mas prepare-se porque, se tiver muita fome, este restaurante é bastante caro.

    Se quiser poupar, pode não almoçar nem jantar fora e fazer como nós: estacionámos o nosso CUPRA Born no parque junto ao miradouro. Estacionámos é como quem diz… O carro estacionou sozinho. Nem precisámos de tocar no volante. Escolhemos no ecrã o lugar onde queríamos arrumar e ele fez o resto! Depois, passeámos ao longo da costa, qual recém-casados, a aproveitar esta vista e a tirar selfies. Programa mais romântico e barato, não há.

     

    Feliz Dia dos Namorados,

    Ela

     

    fotos: casal mistério;  azenhas do mar valley house; rodrigo cardoso / outpost – ocean getaways

     

    Preços quarto duplo/por noite:
    Azenhas do Mar Valley House – a partir de €112
    Outpost – Ocean Getaways – a partir de €145
    Este post foi feito com o apoio da CUPRA

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *