Quando ontem ouvi um orgulhoso benfiquista proferir a sábia frase: “Para nós, benfiquistas, antes quebrar que partir”, pensei que nada de mais extraordinário pudesse acontecer na minha misteriosa vida. Mas isso foi até ter esbarrado naquela que é provavelmente a grande descoberta do milénio.
Estava tranquilamente a passear pela Internet quando encontrei esta fabulosa notícia do Huffington Post: um dos melhores sites de comida do Mundo, segundo a revista Saveur, descobriu uma nova e inesperada forma de cozer massa em 60 segundos. O site é o Ideas in Food e, sim, é claro que estamos a falar de massa seca, daquela que se guarda na despensa, e não de massa fresca daquela que se coze em dois ou três minutos.
A técnica é tão simples quanto isto: tudo o que tem de fazer é hidratar a massa antes de a cozinhar. Por isso, basta planear. Uma hora e meia antes de ir para a cozinha de avental à cintura, mergulhe a massa em água fria. Os fantásticos descobridores do Ideas in Food fizeram a experiência com linguine seco e colocaram-no dentro de um saco com água fria.
Ao fim de uma hora e meia, a massa estava flexível, mas não totalmente mole. A seguir, só precisaram de mergulhar a massa dentro de água a ferver com sal. Passados 60 segundos, estava feito um linguine al dente fantástico e solto – como o amido não chegou a ser activado, a massa não ficou peganhenta e com os fios agarrados uns aos outros. É quase como se estivesse a fazer massa fresca com massa seca.
Um óptimo spaghetti para si onde quer que o seu tempo esteja,
Ele
PS: Enquanto leu este texto, teve tempo de cozer uma panela e meia de massa.