a rainha portuguesa que popularizou o chá em inglaterra

    Foi com ela que os ingleses começaram a beber o Five O’clock Tea, a consumir tabaco e a comer com talheres. No entanto, nunca gostaram dela. No episódio desta semana do podcast Favas Contadas, contamos a história desta Rainha portuguesa e da sua importância para o chá em Inglaterra. Para ouvir toda a história de Catarina de Bragança, carregue no play aqui em baixo.

     

     

    Assim que desembarcou pela primeira vez em Portsmouth, depois de um mês de viagem de barco desde Lisboa, a primeira coisa que Catarina de Bragança pediu foi uma chávena de chá. Mas em vez de chá, trouxeram-lhe uma cerveja. O chá já tinha chegado ao Reino Unido, mas ainda era um produto exótico, raro e desconhecido.

    Isso só mudou com o carregamento de folhas de chá que a Rainha levou consigo de Portugal, dentro do navio.  Foi com esse carregamento que criou na corte o ritual do chá de manhã, que daria origem ao pequeno-almoço, e do Chá das Cinco, a meio da tarde. A moda estendeu-se, em primeiro lugar, à Nobreza e depois ao resto da sociedade. Especialmente, durante a Revolução Industrial, quando o chá começou a ser bebido com melaço. Essa mistura representava 20% da ingestão diária de calorias dos operários no Reino Unido, na época.

    Hoje, o consumo de chá é universal no Reino Unido. 84% da população bebe-o todos os dias. E tudo graças à Rainha portuguesa que se casou com Carlos II em 1662.

    Quem começou a misturar leite ao chá?

    No episódio desta semana do podcast, contamos toda a história da Rainha de Inglaterra que nasceu em Portugal e a origem do chá. Sabe como esta bebida nasceu por acaso na China, há quase 5 mil anos? E como os portugueses a trouxeram para a Europa e a tornaram um sucesso nas cortes? E, já agora, sabia que a moda de juntar leite ao chá apareceu para não manchar as porcelanas?

    O melhor é ouvir toda a história no episódio desta semana do Favas Contadas. Para isso, só precisa de procurar o podcast em qualquer uma das plataformas disponíveis em Portugal: Apple PodcastsSpotify ou CastBox. E pode sempre seguir o Favas Contadas em qualquer uma destas plataformas. Assim que garante que não perde nenhum novo episódio, todas as terças-feiras de manhã.

     

    Um óptimo chá para si onde quer que esteja a Rainha,

    Ele

     

    fotos: d.r.

     

    Se quiser conhecer outras histórias sobre a origem da comida, então carregue na Galeria aqui em baixo:

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *