Chegámos à semana mais importante do ano. Pelo menos, a nível gastronómico, é a época com mais tradição em Portugal. Em todo o país, celebra-se a Páscoa com receitas típicas absolutamente deliciosas. Mas, de entre todas, há uma que se destaca: o pão-de-ló. E, de longe, o mais tradicional de todos, é sem contestação, o pão-de-ló de Margaride.
Até há quem defenda até que o nome pão-de-ló tenha nascido na própria freguesia de Margaride, em Felgueiras. Uma das primeiras doceiras a fazer o pão-de-ló de Margaride casou-se com Joaquim José de Sousa a quem, quase toda a gente na freguesia, tratava por Joaquim Ló. Como este fabuloso “pão leve” (como era conhecido na época em Margaride) era feito pela sua mulher, poderá ter vindo daí o nome pão-de-ló.
Dúvidas à parte, a verdade é que este bolo leve e saboroso nasceu no século XVIII e, desde 1888, a fábrica da mulher de Joaquim Ló é a fornecedora oficial da Casa Real. Talvez por isso Maria de Lourdes Modesto o tenha considerado quase o Rei do Pão-de-Ló. Tanto que lhe destacou várias páginas no seu livro Festas e Comeres do Povo Português. E, claro, publicou a receita tradicional feita em Felgueiras. É essa receita de Maria de Lourdes Modesto, “testada com total agrado”, que publicamos aqui.
Ingredientes
- 30 gemas de ovos
- 6 claras
- 450 g de açúcar
- 200 g de farinha de trigo fina (tipo 55)
Preparação
Em primeiro lugar, bata os ovos com o açúcar que o preparado fique em castelo. Se quiser ter a certeza de que está no ponto, então deixe escorrer a massa da colher. Assim que, ao cair, fizer um montinho, está pronta. Há quem diga que deve bater durante meia hora, mas não sei se precisará de tanto tempo.
Em seguida, adicione a farinha várias vezes peneirada e directamente da peneira. Misture muito, bem batendo tudo durante mais uns bons minutos. Deite por fim a massa para dentro de uma tijela de barro forrada com papel almaço. Para forrar, coloque três a quatro folhas de papel almaço sobrepostas e levantadas com um cone no meio. Tape esta tijela de barro com outra igual, do mesmo tamanho, invertida. Leve ao forno, pré-aquecido a 200º C, durante uma hora e um quarto. Desenforme logo que sair do forno e sirva.
Uma óptima Páscoa para si onde quer que esteja o pão-de-ló de Margaride,
Ele
foto: pão-de-ló de margaride
Se quiser ver outras receitas deliciosas de pão-de-ló, então carregue na Galeria em baixo:
