a receita de peixe mais antiga do país

    Foi escrita há cerca de 500 anos por uma infanta e junta gengibre, açafrão e um peixe que só existe nesta época do ano. Sabe de que peixe estamos a falar? Calculámos que sim. A receita de peixe mais antiga do país é a primeira receita conhecida de lampreia. E é o tema do podcast Favas Contadas desta semana. Se quiser ouvir o episódio completo, então só precisa de carregar no play aqui em baixo.

     

     

    A receita consta do livro pessoal da Infanta D. Maria, neta do Rei D. Manuel I. Trata-se do primeiro livro de receitas encontrado em Portugal. E é apenas um manuscrito com as suas receitas preferidas. Antes de se casar com o Duque de Parma e deixar o país, a Infanta D. Maria levou o seu livro de receitas consigo. E é lá que consta esta receita de lampreia. É a única receita de peixe do livro, mas está incluída no Caderno dos “Mamgares” de Carne. Ou, se preferir em português corrente, então no Caderno dos Manjares de Carne.

    A história da lampreia

    Se por um lado, isto revela a pouca importância do peixe junto da corte no século XVI; por outro lado, demonstra que a lampreia sempre foi vista como um peixe estranho. Ou, pelo menos, como um peixe com um sabor semelhante ao da carne.

    No episódio desta semana do Favas Contadas, contamos desde quando os portugueses comem lampreia e porque sempre foi um dos alimentos preferidos da realeza. E não só em Portugal. Porque alguns historiadores defendem que o Rei Henrique I de Inglaterra morreu com uma indigestão de lampreias. Mas o melhor mesmo é ouvir o episódio completo e descobrir como a lampreia já serviu até para pagar rendas no país. Ou como pescar lampreias sem as oferecer ao Rei chegou a ser castigado com a pena de morte.

    Se quiser ouvir toda esta história, então só precisa de procurar o Favas Contadas em qualquer uma das plataformas de podcast disponíveis em Portugal: Apple PodcastsSpotify ou CastBox. E já sabe, se seguir o podcast numa destas plataformas, então garante que não perde nenhum episódio. Porque todas as terças-feiras de manhã contamos uma nova história sobre a origem da comida.

    Até lá, delicie-se com um óptimo arroz de lampreia. O do Solar dos Presuntos, em Lisboa, é um dos nossos favoritos.

     

    Uma óptima lampreia para si onde quer que esteja,

    Ele

     

    fotos: solar dos presuntos

     

    Se quiser saber como nasceram outros pratos típicos portugueses, então carregue na Galeria aqui em baixo:

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *