Já falei aqui várias vezes da minha loucura por cheesecake basco. É de tal maneira que o meu querido Marido Mistério já sabe que tem de ser sempre o meu bolo de anos. E ele, como é um querido, faz sempre este bolo no meu dia de anos. Mas como a minha obsessão não tem limites, já passou a integrar também a nossa mesa de Natal. E este ano, o meu querido Marido Mistério vai fazer a verdadeira, a autêntica receita de cheesecake basco, que nasceu na cidade de San Sebastian, e que descobrimos no blog Food Talk Daily.
É uma maravilha que tem mesmo de fazer este Natal. Ainda por cima, só precisa de 15 minutos para preparar, porque de resto é o tempo que fica no forno.
Para isso, precisa de comprar queijo creme, seis ovos, açúcar, sal, extrato de baunilha, farinha e natas.
Aliás, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, espreite aqui a receita original.
Preparação
Antes de mais, pré-aqueça o forno a 220° C. A seguir, prepare uma forma redonda com cerca de 25 cm de diâmetro, forrando-a com uma folha de papel vegetal e deixando-a ultrapassar as bordas da forma, para ajudar a retirar o cheesecake quando estiver pronto.
Entretanto, misture o queijo creme, os ovos, o açúcar granulado, o sal, o extrato de baunilha e as natas numa tigela grande, com uma batedeira, até obter um creme macio e suave. A seguir, adicione a farinha de trigo e misture até incorporar.
Depois, despeje a massa na forma que preparou e leve ao centro do forno durante 35 a 55 minutos. O tempo dependerá do seu gosto e de quão cremoso deseja que o centro fique. Se gostar do cheesecake completamente cozido retire por volta dos 50 minutos. O bolo vai crescer enquanto está no forno e depois murcha um bocadinho ao ser retirado. Se o topo não estiver dourado o suficiente, aumente a temperatura nos últimos 5 a 10 minutos.
Quando o cheesecake estiver dourado na superfície e parecer um pouco queimado, desligue o forno. Ele não vai parecer firme e pode tremer, tipo gelatina, ao ser removido. Mas deixe o cheesecake na bancada para arrefecer durante cerca de uma hora. Em seguida, leve ao frigorífico durante 5 horas ou durante a noite para obter melhores resultados.
Finalmente, remova o papel vegetal quando estiver pronto para servir.
Feliz Natal,
Ela
receita e foto: food talk daily