Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal Mistério

Casal Mistério

a receita para fazer uns bagels de amêndoa facílimos segundo o nosso filho mistério

10.05.20

É uma das receitas preferidas do nosso querido Mini-Misterioso com apetência para chef. Sempre que está em casa ao fim-de-semana, sem ter de estudar (o que, para ele, é todos os dias...), é garantido que vamos todos ter uns divinais bagels para o lanche. E esta receita tem uma característica que a torna ainda mais irresistível: uma crocante cobertura de amêndoas raladas.

Eu confesso que adoro a combinação dos bagels fofinhos por dentro e crocantes por fora. E o toque da amêndoa é uma perdição.

IMG_20200325_192055_resized_20200526_075128874.jpg

 

Ingredientes 
Para 8 bagels

  • 2 colheres de chá de fermento de padeiro em pó
  • 4 colheres de sopa de açúcar
  • 360 ml de água fervida
  • 500 g de farinha + 50 g para amassar
  • 1,5 colheres de chá de sal
  • 4 colheres de sopa de sementes de girassol para topping
  • 4 colheres de sopa de amêndoa partida em pedaços pequeninos para topping

 

E é aqui que passo a palavra ao Mini-Bocuse desta casa: "Comece por juntar num copo 120 ml de água quente com o açúcar e o fermento. Deixe primeiro dissolver sem mexer e só depois misture bem.

Numa taça grande, misture a farinha com o sal. Acrescente o fermento dissolvido e misture tudo com mais 90 ml de água. Se precisar, vá acrescentando mais água até ficar com uma massa húmida.

Amasse bem durante cerca de dez minutos, polvilhando de vez em quando a bancada com um pouco mais de farinha. Quando tiver uma massa macia e elástica, coloque-a numa taça, tapada com um pano, e deixe-a fermentar num sítio morno.

Ao fim de uma hora, pressione-a para baixo, dentro da taça, e deixe repousar mais dez minutos.

Divida a massa em oito bolinhas com o mesmo tamanho e faça um buraco no meio para ficarem com o formato de anel dos bagels.

Coloque os bagels em cima de um tabuleiro, forrado com uma folha de papel vegetal, e cubra-os com uma toalha húmida, deixando-os repousar assim durante mais dez minutos.

Dê-lhes uma leve cozedura de dois minutos, em água a ferver, e volte a colocá-los, ainda molhados, em cima do papel vegetal. Espalhe os toppings pelo topo, cravando bem as amêndoas para não se soltarem, e leve ao forno, pré-aquecido a 220 ºC, durante cerca de 20 minutos, até estarem bem tostados por cima.

Sirva-os abertos ao meio, cheios de manteiga a derreter-se no interior".

IMG_20200325_192135.jpg

Escusado será dizer que esta parte do "cheios de manteiga" só passou porque eu estava distraído.

 

Um óptimo domingo para si onde quer que os bagels estejam,

Ele

 

fotos: filho mistério