Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal Mistério

Casal Mistério

a sexta-feira merece jantares assim: risotto de tomate com mozzarella de búfala derretida

10.07.20

É o melhor dia da semana. Quando ainda estamos com uma semana de trabalho em cima, mas já vemos a luz do fim-de-semana ao fundo do túnel. Eu adoro a sexta-feira e por isso faço questão de preparar sempre um jantar especial. Com mais ou menos distância social, mas sempre um jantar especial.

Hoje vamos jantar em família e eu vou preparar este espectacular risotto de tomate com mozzarella de búfala, do jornal The Telegraph. Pode achar que é uma salada, mas vai ver como o tomate se vai desfazer e dar cor ao arroz, enquanto a mozzarella fresca derrete ligeiramente por cima ganhando uma textura ainda mais cremosa e irresistível.

Para fazer esta maravilha, vou precisar de azeite, manteiga, cebola picada, alho picado, arroz para risotto (arbório ou carnaroli), vinho branco, caldo de legumes bem quente, tomate de conserva picado, queijo parmesão ralado e mozzarella de búfala. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

HH-Stella-Back-Pocket-Recipes-Tomato-Risotto-01_trans_NvBQzQNjv4BqU5gbI_dzHLGfUtBvH2YcQp8aCNctvEEBHJFkN_RNg0M.jpg

 

O risotto pode demorar uns 30 minutos a cozinhar, mas a grande vantagem é que é facílimo de fazer. Basta aquecer o azeite e um pouco de manteiga numa panela de fundo grosso e saltear a cebola. Quando estiver macia, acrescente o alho e deixe saltear durante mais uns minutos.

Coloque o arroz e envolva-o bem neste molho. Acrescente o vinho branco e mexa até este secar quase totalmente. Chegou a hora de adicionar o tomate picado e envolvê-lo bem no arroz, seguido de caldo de legumes, o suficiente para cobrir o arroz. Vá mexendo. Quando o arroz tiver absorvido quase todo o caldo, coloque mais caldo. Repita os passos anteriores, não parando de mexer, até que o arroz esteja cozinhado al dente.

Misture o resto da manteiga e o parmesão ralado até este derreter e acerte os temperos de sal e pimenta. Finalize com as bolas de mozzarella fresca. Deixe-as derreter durante cerca de um minuto e sirva com manjericão fresco espalhado por cima (a receita original usou salsa, mas eu prefiro manjericão).

 

Um óptimo risotto para si onde quer que a mozzarella esteja,

Ele

 

receita e foto: the telegraph