a sobremesa mais bonita de sempre

    Minhas senhoras e meus senhores, o Júri Mistério reuniu-se e acabou de eleger a Miss Sobremesa de 2015. É miss não só por ser bonita mas também por ser light e saudável (e as misses têm de ser magras e esqueléticas).

    Parece uma flor, mas é uma maçã com massa folhada e doce de alperce. É ou não é uma das sobremesas mais deslumbrantes que esses olhinhos larocas já viram? E sabe qual é a grande notícia por trás da grande sobremesa? É que esta sugestão não é fácil de fazer – é facílima!

    A receita é do fantástico blog Cooking With Manuela e tudo o que leva é massa folhada, maçã, limão e compota de alperce. Pode ainda salpicar por cima com canela e açúcar de confeiteiro, se gostar e se não estiver de dieta. Mas o melhor é ver as quantidades certas dos ingredientes e as fotografias passo a passo aqui.

    2015-03-13 140 p.jpg

     

    Primeiro arranje as maçãs que vão parecer as pétalas de rosa. Corte-as ao meio e retire o caroço. Depois pouse-as com a metade aberta para baixo e corte meias luas muito fininhas. Coloque logo as fatias de maçã dentro de uma taça com água e sumo de limão para não deixar a fruta escurecer. Leve a taça ao microondas durante cerca de três minutos para amaciar as fatias de maçã.

    Tenda a massa folhada e corte-a em seis fatias compridas com cerca de 5 cm de altura. Junte o doce de alperce com duas colheres de sopa de água e leve ao microondas durante um minuto para amolecer. Espalhe o doce por cima das tiras de massa folhada e coloque as meias luas de maçã, direitinhas e em fila, na parte superior das tiras de massa folhada. Cada fatia de maçã deve ficar metade sobreposta pela fatia seguinte e com o topo por fora da massa (mas, tal como lhe dissemos, o melhor é ver as fotos passo a passo aqui).

    Depois dobre a metade inferior da massa folhada por cima das fatias de maçã e enrole para parecer uma flor. Leve ao forno, pré-aquecido a 190º C, durante 40 a 45 minutos, em formas pequeninas de queques ou num tabuleiro coberto por uma folha de papel vegetal. Antes de servir, polvilhe com canela e açúcar de confeiteiro para enfeitar ou só com canela numa versão mais light.

    A autora da receita recomenda a maçã vermelha. Como a ideia é deixar a casca, vai parecer uma rosa encarnada.

    Como vê, é fácil e não engorda assim tanto.

     

    Uma óptima sobremesa para si onde quer que esteja,

    Ele

     

    receita e foto: cooking with manuela

     

    5 comentários em “a sobremesa mais bonita de sempre

    1. Ahahahah! Acordou espirituoso hoje! Massa folhada light! ahahahah
      Mas compreendo, a flor de maçã ainda mornal, com uma bola de gelado de baunilha fica óptimo.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *