Descobrir a receita de um pequeno-almoço que também pode ser sobremesa que também pode ser lanche é quase tão improvável como ver umas eleições mais decididas à partida do que as de Angola. E, no entanto, quando nada o fazia prever, esbarrei com deslumbrante iogurte de chia com mousse de manga.
A receita é do fantástico blog Health Inspirations e junta duas incríveis revoluções gastronómicas: as deliciosas e saudáveis papas de chia (estas são feitas com iogurte grego, o que lhes dá uma consistência muito mais cremosa) e a divinal mousse de manga. Na base, ainda leva uma granola crocante e, no topo, uma combinação única de frutas.
Devo dizer que estou verdadeiramente embeiçado por esta divinal invenção – além disso, é fresca e tem um aspecto deslumbrante.
Tudo o que vai precisar é de sementes de chia, leite de coco (também pode usar leite de vaca), iogurte grego, mel, extracto de baunilha, canela, manga, granola (se quiser fazer em casa, experimente esta receita aqui), morangos, framboesas e maracujá. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.
Leia ainda:
- Creme de chia com cacau e frutos vermelhos
- Parfaits de granola de manteiga de amendoim e mel
- Mousse de manga só com dois ingredientes
De véspera, prepare as sementes de chia, misturando-as, numa taça, com o leite, o iogurte grego, o mel, o extracto de baunilha e canela. Deixe-as assim no frigorífico, durante a noite, até as sementes ganharem a consistência ideal.
No dia seguinte, só tem de bater a manga num liquidificador até a transformar numa mousse cremosa. Depois, sirva em copos por camadas: a granola crocante em baixo, o iogurte de chia a seguir, a mousse de manga e finalmente fruta cortada à sua escolha – eu adoro a combinação de morangos e framboesas com o maracujá, mas pode escolher a fruta que quiser para o topping.
Uma óptima sobremesa para si onde quer que as sementes de chia estejam,
Ele
receita e foto: health inspirations