Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal Mistério

Casal Mistério

abóbora recheada com quatro queijos diferentes, uma receita digna do topo gigio

21.09.19

Esta receita não é para quem gosta de queijo, é para quem adora, para quem idolatra, para os verdadeiros herdeiros do Topo Gigio, esse rato que marcou a minha infância (explicação para quem nasceu depois dos anos 80)! Ainda por cima, é facílima de fazer.

Por fora, está a casca de abóbora esparguete, aquela abóbora deliciosa que se divide em pequenos e suculentos fios que parecem um fino spaghetti italiano. Por dentro, estão os fios de abóbora embebidos num fabuloso molho de quatro queijos. Tudo isto gratinado no forno.

A ideia é do fantástico site Delish e só leva (abóbora esparguete: encontra no El Corte Inglés e em alguns mercados), manteiga, alho picado, farinha, leite, caldo de galinha e os queijos mozzarella, parmesão, provolone e fontina todos ralados. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

190307-4-cheese-spaghetti-squash-270-1553529844.jpg

 

Corte a abóbora ao meio na horizontal e retire as sementes. Tempere-a com azeite, sal e pimenta e leve-a (com o lado cortado virado para baixo) ao forno, pré-aquecido a 200 ºC, durante 45 minutos. 

Enquanto a abóbora cozinha, prepare o molho. Derreta a manteiga, numa frigideira, em lume médio. Junte o alho picado e deixe saltear durante um minuto. Acrescente a farinha e mexa durante mais dois minutos. Adicione o leite e o caldo de galinha e continue a mexer até ficar tudo bem ligado e a farinha dissolvida. Finalmente, só precisa de colocar os queijos (guarde de parte cerca de 70 g) e mexa de maneira a ficar com um molho espesso e cremoso.

Assim que a abóbora estiver cozinhada e tenrinha, retire-a da casca, deixando apenas uma camada agarrada para que a casca não se desfaça. Vai ver como o recheio da abóbora se separará em fios tipo esparguete. Coloque os fios de abóbora na frigideira, ainda quente, e envolva-os bem no molho de queijo.

Volte a colocar tudo dentro das cascas de abóbora, espalhe por cima o queijo ralado que deixou de parte e volte a levar ao forno, no modo de grelhador, só para derreter e tostar a cobertura. Sirva com salsa picada por cima e viva o regresso do Outono.

 

Um óptimo jantar para si onde quer que o Topo Gigio esteja,

Ele

 

receita e foto: delish