Só há uma coisa que me assusta mais do que um grito de “Está certo!” da Cristina Ferreira: um ataque de fúria do Gordon Ramsay. Apesar de ter um tom de voz ligeiramente mais grave do que a apresentadora, aqueles olhos esbugalhados por baixo daquele cabelo desgrenhado conseguem fazer-me saltar do sofá em menos de um segundo.
É por isso que tenho um muito apreciável respeitinho pelo chef britânico e, cada vez que encontro uma nova receita sua, corro logo para a cozinha com medo de levar dois gritos seus pelo caminho. Hoje o que me fez saltar do sofá foi este divinal, facílimo e saudável cheesecake. Além de ser perfeito para a dieta – não leva farinha nem açúcar refinados –, prepara-se dentro de um frasco, o que quer dizer que pode ser levado, debaixo do braço, para um lanche light no trabalho.
Ingredientes
Para a base
- 200 g de amêndoas cruas com pele
- 3 colheres de sopa de óleo de coco
- 2 colheres de sopa de açúcar de coco
Para o recheio
- 250 g de queijo creme light à temperatura ambiente
- 300 g de iogurte grego
- 1 a 2 colheres de sopa de açúcar de coco ou xarope de ácer
- 1 colher de sopa de sumo de limão espremido no momento
- 1 colher de chá de extracto de baunilha
- 200 g de mirtilos congelados
- Flor de sal
Antes de qualquer outra coisa, vamos tostar as amêndoas para as deixar com aquele sabor irresistível. Coloque-as numa frigideira e salteie-as durante três a quatro minutos. Depois de as deixar arrefecer ligeiramente, pique-as num triturador ou num robô de cozinha até as transformar num crumble fininho. Junte o óleo de coco e o açúcar de coco e pique para envolver.
Parabéns: a base do cheesecake Ramsay está pronta. Divida o crumble de amêndoa por quatro frascos e pressione-o ligeiramente para ficar concentrado. Guarde os frascos no frigorífico.
Agora vamos ao recheio. Misture, à mão, numa taça, o queijo creme com o iogurte grego. Junte uma colher de sopa de açúcar de coco, o sumo de limão, o extracto de baunilha e uma pitada de flor de sal. Mexa mais um bocadinho e prove. Se achar que está pouco doce, coloque mais um pouco de açúcar de coco. Também pode colocar mais extracto de baunilha se gostar.
Acrescente metade dos mirtilos ao recheio e mexa ligeiramente só para libertar um pouco de sumo e dar alguma cor ao cheesecake. Retire os frascos do frigorífico e divida o recheio por eles. Termine com a outra metade dos mirtilos espalhados pelo topo.
Volte a levar os cheesecakes ao frigorífico, durante mais uma hora, e já está: um cheesecake do Gordon Ramsay pronto a servir.
Um óptimo cheesecake para si onde quer que o Gordon Ramsay esteja,
Ele
receita e foto: gordon ramsay
Bom dia!
Substituir o açúcar e óleo de coco altera muito a receita, certo? É que nem sempre se encontram estes ingredientes, tal como outros que recomendam nas vossas fantásticas receitas, ou têm preços proibitivos…
Continuem a partilhar connosco estas receitas e conselhos óptimos!
Bom dia, desculpe só respondermos agora, mas nem sempre é possível fazê-lo em tempo útil. Na verdade, nada como experimentar. Pode acabar por criar uma outra deliciosa receita. Ouse e diga-nos como ficou. E continue a ler-nos!
Obrigada
Boas receitas
Casal Mistério