Primeiro, as boas notícias: chama-se Abacateria e é a verdadeira loucura para todos os abacatólicos anónimos que existem por esse mundo fora. Agora, as más notícias: fica a uns precisos 5431 quilómetros de distância de Lisboa. É isso mesmo: infelizmente, a Abacateria fica, em Brooklyn, Nova Iorque, e tem o nome original de Avocaderia.
A distância não me impede, no entanto, de estar aqui agarrado ao computador a vibrar tanto como a Dona Dolores vibra cada vez que vê, da sua sala, no Funchal, o seu menino de ouro entrar em campo em Madrid. Só de saber que a ementa se divide em tostas, saladas, bebidas e pratos especiais, como um guacamole de sonho, já me está a deixar com a boca transformada num verdadeiro Oceano Atlântico.
O bar abriu hoje e foi notícia em vários sites internacionais. O Buzz Feed já lá esteve e diz que o melhor de tudo são as tostas. Feitas com pão de cereais ou tipo sourdough, levam vários toppings: por exemplo, húmus de beterraba com abacate às fatias, sementes e rúcula; ou abacate esmagado com tomate seco, queijo feta e pistácios.
Nas saladas, há quinoa, espargos, iogurte e muitas outras maravilhas. Tudo feito com abacate biológico.
Eu aviso já: se alguém se lembrar de fazer uma maravilha destas em Portugal, eu vou já para a porta esperar.
Um óptimo jantar para si onde quer que o abacate esteja,
Ele
fotos: avocaderia