Acabou. Finito. είναι πάνω. Se está pasmado com esta última expressão aqui, eu esclareço: é a forma de explicar ao povo grego o fim do reinado incontestado do seu iogurte no Mundo.
Em Nova Iorque, a notícia foi dada esta semana. Mas antes vamos a um bocadinho de história. Em 2007, o iogurte grego representava 1% das vendas de iogurtes nos Estados Unidos. Seis anos depois, já ultrapassava 44% do mercado americano. Esta subida vertiginosa não aconteceu apenas nos EUA, mas em todo o Mundo. Hoje em dia, o iogurte grego é universalmente considerado o melhor iogurte do mundo. Ou era.
Um pequeno país da Europa começou recentemente a internacionalizar a sua minúscula produção de iogurte: a Islândia. E esta semana, a consagração chegou a Nova Iorque, o mais importante mercado americano de iogurte. O jornal digital Huffington Post organizou uma prova cega de iogurtes com um júri composto por 11 especialistas e o vencedor destacado foi o iogurte islandês Skyr.
Produzido por uma cooperativa de 700 quintas de produção de iogurte, o Skyr está a conseguir internacionalizar-se e conquistar mercados a nível global. Além de ser ainda mais espesso e rico em proteínas (tem mais do que o iogurte grego), praticamente não tem gordura. Ao contrário do iogurte grego, que é feito com leite muito gordo, o Skyr é produzido com leite magro. Uma embalagem de 170 gramas de Skyr tem 110 calorias e 0 gramas de gordura. Em quarto lugar nesta prova cega ficou o Siggi’s, outro iogurte islandês.
O mundo dos iogurtes está a mudar. E nós estamos mortos por provar iogurte islandês aqui em Portugal.
Um abraço para todos os islandeses onde quer que estejam,
Ele
Estou com vontade de experimentar! Obrigada pela partilha!
Para quando essa maravilha em Portugal?
Iogurte natural magro faz parte da minha alimentação diária. Adoptei os gregos desde há uns tempos. Em Junho estive na Islândia e tive oportunidade de comer Skyr natural e de mirtilo. São bons, mas de facto tão compactos que lhes misturava leite magro para os tornar penetráveis pela colher! 😉 Venham eles!
Estive em Helsinquia no fim de semana e trouxe um pequeno carregamento de skyr para experimentar, é óptimo, é um iogurte bem mais denso que os outros e muito saciante. Adorei o de lemon cheesecake, parece uma autêntica sobremesa, fiquei fã. Espero que chegue rápido a Portugal.
Já podem provar o da Milbona (LIDL). Na quarta-feira comprei uma embalagem de 150g do natural na loja de Torres Novas. O papel do preço indicava que era um produto novo e não tinham nem as embalagens de 350g (https://www.lidl.de/media/product/0/2/3/4/1/3/6/m ilbona-skyr.jpg), nem de sabores (https://www.lidl.de/media/product/0/2/3/4/1/3/9/m ilbona-skyr-fruchtunterlegt–4.jpg), como têm noutros países.
Fui ao lidl anteontem à procura e já têm os skyrs de sabores. Já experimentei o de mirtilo e o natural, e prefiro o natural. Tenho o de morango, o de framboesa e o de pêssego e maracujá para experimentar. Estou fã do skyr porque sacia imenso. Aconselho vivamente!
Entretanto também já vi os de sabores noutro LIDL mas no domingo voltei à loja onde comprei o natural e não tinham skyr nenhum ou sequer o preço afixado em algum lado…
Tem lactose?
Estão esgotados no LIDL.
Olá Hugo, a marca garante, no site, que retira 90% da lactose durante o processo de fabrico, por isso as pessoas intolerantes a lactose podem comer o skyr.
Obrigado
CM
Olá bom dia,
Comprei hoje Skyr no Continente do Colombo da Marca San Tonelli e é Portuguesa !!!!!
Provei com aveia já, provaram os outros sabores?
Ana