açaí, o fruto da moda no brasil

    “O açaí possui um baixo teor de açúcares, e o seu sabor é muitas vezes descrito como uma mistura de vinho tinto com chocolate”. Importa-se de repetir? Como é que é? “O açaí possui um baixo teor de açúcares, e o seu sabor é muitas vezes descrito como uma mistura de vinho tinto com chocolate”? A sério? Que maravilha! Quem o diz é Susanne Talcott, autora de um estudo sobre este fruto exótico e também professora auxiliar de Nutrição e Ciência da Alimentação na Universidade A&M do Texas. E quem sou eu para duvidar?

    Quando li que a Victoria Beckham e a Miranda Kerr são totalmente viciadas em bagas de açaí, porque emagrecem e rejuvenescem, pus-me rapidamente em campo para tentar descobrir que fruto milagroso é este. E, minhas senhoras e meus senhores, o açaí, originário da floresta Amazónia, é quase um milagre: antioxidante, vasodilatador, anti-inflamatório, tonificante, energético, queima-gorduras, auxiliar da digestão e acelerador do metabolismo. E ainda sabe a uma mistura de vinho tinto com chocolate. Que mais posso pedir a Deus? Ah, além disso, é excelente para a memória e concentração e previne doenças, como a anemia, logo é sinónimo de longevidade! Tem aminoácidos, vitaminas A, B, C e E e ainda sais minerais como potássio, cálcio, magnésio, cobre e zinco. É usado também para fazer sumos, gelados, sobremesas, smoothies ou suplementos alimentares. No Brasil, é um enorme sucesso: toda a gente come açaí, bebe açaí ou até mistura nas receitas açaí em pó.

    E em Portugal, onde é que se pode comprar? Há no Jumbo e nos supermercados El Corte Inglés.

    Aqui ficam algumas dicas de receitas saudáveis de uma nutricionista brasileira do site Bolsa de Mulher para aproveitar os benefícios do açaí. O ideal seria tomar pelo menos um destes preparados uma vez ao dia:

    – Bater a polpa orgânica com água de coco e um pouco de mel.
    – Bater a polpa orgânica com um pequeno punhado de passas e geleia de agave (uma substância extraída de um cacto usado na tequilla e que não sobe tanto o índice de glicose no sangue como o açúcar ou o mel).
    – Preparar um copo de sumo de açaí com água de coco, adicionando uma fruta que pode ser banana ou morango e uma colher de mel ou geleia de agave.
    – Bater a polpa do açaí com sumo de uva integral, que traz inúmeros benefícios para a saúde e deixa um gosto mais adocicado sem precisar de açúcar.

    Vamos experimentar?

    Boa sorte para nós,

    Ela

    15 comentários em “açaí, o fruto da moda no brasil

    1. Falo a sério. Aqui em casa ninguém gostou do sabor (aliás, não gostar é um eufemismo). Para além disso é caro e tem um sabor muito intenso. Não aconselho a comprar (pelo menos em grande quantidade).

    2. Eu finalmente experimentei ontem. Mas era uma mistura de iogurte natural, banana, granola e açaí. Era bom, mas não consegui sentir qualquer sabor do açaí. Tenho de comprar a fruta sozinha… Ela

    3. O Açaí, por norma, não se come sozinho. Junta-se a outra fruta para mascarar o sabor a terra.
      Faz muito bem e por isso cada vez mais pessoas consomem. Experimente com iogurte e banana. Vai ver que fica delicioso.
      A primeira vez que provei comprei da Supera e detestei. Era terrível. Depois descobri a polpa da Brasfrut. E essa é muito boa e saudável.
      Melhor que os gelados.

    4. Sofia, Não é tão caro assim. Este fruto SÓ existe na Amazônia e tem que ser colhido e preparado para vir para Portugal. É tão delicado, que é impossível trazer a fruta.
      Por isso, não acho caro.
      Tente fazer contas. Se fizer uma refeição com açaí por dia, quanto poupa?
      E lembre-se… Não se come sozinho!

      1. Tem juízo pá! 16 euros o kilo não é caro?! Quero lá saber o que custa trazê-lo pra cá, é caro e só presta misturando com outras coisas, logo não compensa. Além disso as características de que tanto falam já existem em muitos outros produtos de cá e bem mais acessíveis e saborosos!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *