acha que sabe bater as claras em castelo? e qual é o movimento ideal para bater chantilly?

    7616591062_1572514e25_h.jpg

    Sempre que o G20 se senta à mesa para debater o futuro da Humanidade há infelizmente um tema crucial que é negligenciado. É lamentável, mas é um facto: desde 2008 já houve oito cimeiras dos principais líderes mundiais e nunca, mesmo nunca, se falou da fórmula científica para bater as claras em castelo perfeitas. Exactamente, é o tema que falta, ou como se diria em bom inglês: The Perfect Egg Whites in Castle, para perceberem melhor, seus negligentes!

    Mas enquanto os chefes de Governo dos 20 países mais ricos do mundo discutiam a banca e a alta finança, havia alguém a estudar os temas realmente relevantes. E esse alguém chama-se America’s Test Kitchen, uma organização que gere uma cozinha de 232 m2, nos arredores de Boston, onde são testadas as melhores fórmulas e receitas que a Humanidade já conheceu. Desta vez, a America’s Test Kitchen analisou a forma ideal de bater claras em castelo, chantilly e molho vinagrete. Para isso, usou três técnicas diferentes: para a frente e para trás, looping e circular.

     

    Captura de ecrã 2015-04-16, às 11.16.45.png

    Em cada técnica, a equipa cronometrou quanto tempo foi necessário para obter o resultado pretendido e quanto tempo as claras se aguentaram firmes ou o vinagrete se manteve emulsionado. E os resultados são surpreendentes. A melhor técnica de todas é o movimento para a frente e para trás, ou para um lado e para o outro. Segundo a America’s Test Kitchen, esta técnica permitiu que o azeite e o vinagre do vinagrete ficassem bem misturados durante 15 minutos depois de estarem prontos. Além disso, foi também a técnica mais rápida: o chantilly ficou bem firme ao fim de 4 minutos e as claras em castelo demoraram apenas 5 minutos a fazer. O movimento em loop só provou ser melhor do que este no caso das claras em castelo, que ficaram prontas em 4 minutos – menos um minuto. O movimento circular falhou redondamente em todas as competições. 

    Captura de ecrã 2015-04-16, às 11.17.47.png

    A justificação chama-se tensão tangencial e é a mesma regra da física que faz uma tesoura cortar o papel. Só que os movimentos em direcções opostas neste caso fazem quebrar as células das claras e das natas.

    Meus caros co-habitantes do planeta Terra, uni-vos: é preciso começar a discutir os temas verdadeiramente importantes para o futuro da Humanidade. Deixai de lado as superficialidades. Vamos analisar os direitos fundamentais do ser humano. E isso começa pela definição da melhor forma de bater chantilly. Ou claras em castelo. Ou vinagrete. Veja o vídeo e cultive-se que eu vou ali estudar outros assuntos fracturantes.

     

     

    Um bom chantilly para si onde quer que esteja,

    Ele

     

    foto e ilustrações: america’s test kitchen

     

    4 comentários em “acha que sabe bater as claras em castelo? e qual é o movimento ideal para bater chantilly?

    1. Olá, Neurótika Webb,
      Muito obrigado pelo seu elogio e pela correcção. Na verdade, era uma graçola tal como Peter Steps Rabbit. Mas temos de admitir que foi uma graçola mal conseguida. Ela bem me avisa que não tenho muita graça, mas enfim…
      Espero que goste das dicas.
      Obg,
      Ele

    2. De facto gostei! Eu e o chantili temos um desentendimento crónico! Peço desculpa pela correcção, devo estar traumatizada!, passei a semana a analisar CV’s com textos em inglês, e erros que só visto! Já agora, parabéns pelo blog! De vez em quando, quando quero sair e estou com falta de ideias, venho aqui!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *