acha que um wrap tem menos calorias que um hambúrguer? (as maiores surpresas calóricas do mcdonald’s)

    09955c51415a3a6b596dfe48a1f17723323e0f42.jpg

    Todos os fins-de-semana, a conversa repete-se mais do que uma vez:

    – Pai, hoje podemos ir ao McDonald’s?

    – Vá lá, pai, só desta vez…

    – Eu peço um wrap para não engordar…

    – E eu peço salada em vez de batatas fritas…

    – Peeeeeeelease….

    Perante o massacre permanente, decidi investigar. Se eles pedirem um wrap, não será assim tão mau? E se acompanharem o hambúrguer com uma salada em vez de batatas?

    Pois bem, meus queridos e estimados amigos: ainda estou embasbacado com algumas das conclusões a que cheguei. E a primeira é logo arrasadora: qualquer wrap é pior do que um Cheeseburger.

     

    2013-01-10-McD_McWrap3.jpg

    Wrap ou hambúrguer? 

    Ah, e tal, o wrap é super-saudável, não é pão, é hiper-light… Pois, pois, foi por essas e por outras que o Pinóquio entrou confiante pela goela da baleia adentro. Mesmo o wrap menos calórico (o Snack Wrap Ranch, com 315 calorias) é pior do que o segundo hambúrguer da tabela (o Cheeseburger, com 305 calorias). Então, se for para o McWrap Beef Mediterrâneo, com esse nome super-saudável, estará a ingerir 570 calorias, mais do que ao comer o McRoyal Bacon (555 kcal) e muito mais do que com o Big Mac (510 kcal).

    20111003__BW_DN04-UNHEALTHYFO+PC6A9C6.jpg

    E as saladas? São sempre mais saudáveis, certo?

    Errado. Se pedir uma salada Caesar Crispy Chicken, com molho e croutons, estará a abraçar 380 amáveis calorias, mais do que um Cheeseburger (305 kcal) ou do que uma dose de batatas fritas média (340 kcal). É claro que se optar por uma salada mista sem molho (12 kcal) ou por uma salada Caeser Grilled Chicken sem molho nem croutons (150 kcal), a conversa é outra. Mas sem molho é MESMO SEM MOLHO, porque só um pacotinho de 20 ml de azeite virgem extra tem 180 calorias.

    132_3_20121010162437.jpg

    Hambúrger ou McNuggets? 

    Não hesite. É sempre melhor comer uma dose de quatro McNuggets. Apesar de serem fritos, têm apenas 175 calorias, enquanto o hambúrguer simples tem 255 calorias. Se escolher um Cheeseburger, então nem se fala: vai estar a ingerir 305 calorias em poucas dentadas. A dose de seis McNuggets tem 270 calorias.

     

    Qual o melhor e o pior molho?

    Então, tem algum palpite? Nada?

    Apesar de doce, o melhor é um pacote de ketchup para batatas: tem apenas 12 calorias. O pior é o molho de mostarda. Por incrível que pareça, aquela pequena embalagem tem 60 calorias, mais dez calorias que o suspeito molho agridoce.

    janelas_sund.jpg

    Um saco de maçã ou um sundae de caramelo? 

    Não me diga que também acha que o sundae tem mais calorias do que a maçã? É isso? Tem mesmo a certeza? Pois, está…

    …certíssimo. Queria só criar alguma expectativa. São dois campeonatos completamente distintos. É como a Liga dos Campeões e a terceira divisão distrital. Um saco de maçã tem 45 calorias e um sundae de caramelo, 325. Pelo menos aqui não há surpresas.

    Agora, pegue na filharada e faça-se à estrada. As calorias esperam por si.

     

    Um abraço para o McDonald’s onde quer que ele esteja,

    Ele

     

    Nota: As informações nutricionais foram retiradas da tabela fornecida no site da McDonald’s. É claro que para ter uma informação nutricional completa, além das calorias, deve avaliar outras informações, como a quantidade de gordura ou de açúcar em cada prato.

     

    15 comentários em “acha que um wrap tem menos calorias que um hambúrguer? (as maiores surpresas calóricas do mcdonald’s)

    1. NÃO ACREDITO!
      Que as saladas são assim um bocado calóricas. Ainda me lembro que o meu ‘ex’ e eu andávamos em dieta e comíamos saladas do McDonalds…eu cai que nem uma patinha na conversa dele.

    2. Eu já trabalhei num McDonald’s e tinha a perfeita noção disso. Quando, na minha hora de break, tinha de gastar o meu subsídio de alimentação na comida do McDonald’s pedia, por norma, tudo (quase) natura e não havia hambúrguer que eu comesses com todos os ingredientes que eles levam.

    3. Obrigada pelas informações úteis! Estas coisas das calorias baralham-me muito! Às vezes penso que o que estou a comer não deve ser muito engordativo, mas quando me debruço sobre o assunto, a sério, apercebo-me ( já tarde) que acabei de ingerir uma série de calorias! Um pavor!
      O que vale é que mesmo assim não sou da raça de engordar muito!

    4. Este post é bastante pertinente. Uma ida ao Mcdonalds pode ser um verdadeiro furo na dieta, mas não precisa de o ser, e sim os wraps são calóricos, tal como as saladas e é melhor nem falar dos hamburgueres. A questão são os molhos! Com excepção dos hamburgueres, tanto os wraps como as saladas trazem porções exageradas de molhos e esses sim aniquilam qualquer réstia de poupança calórica da refeição. Quando vou ao mcdonalds, para além de tentar comer sopa (que na maioria das vezes não há), peço uma salada tropical ou césar sem molho, nesta última peço com o frango grelhado e não panado (existe essa opção) e se quiser tempero existe sempre o vinagrete deles que apesar de não ser uma boa opção, é a melhor opção e não precisamos de gastar a garrafinha toda. Para sobremesa peço a maçã descascada do happy meal, ou se estiver num dia de gula, um mcflurry de oreo pequeno…

      Deixo aqui a tabela nutricional do mcdonalds para se deliciarem.
      https://www.mcdonalds.pt/media/47860/nutri__o_online.pdf
      E já agora, tentem ver a tabela nutricional do Pasta Caffé, Pizza Hut ou da Pans & Cp, estes também são verdadeiros “murros no estómago”. https://www.vivabem.pt/site

      Beijinhos.

    5. Só tenho umas pequenas coisitas a apontar – ainda que uma salada com os croutons e o molho tenham mais 40 calorias que uma dose média de batatas, estas últimas são puro óleo, sal e hidratos. Uma salada, apesar do molho, ainda tem a sua parte de vitaminas, nutrientes, proteínas… Calorias boas, por assim dizer. E o mesmo se aplica a alguns Wrap quando comparados com alguns Hamburgueres de igual valor calórico. É preferível ingerir umas quantas calorias a mais, do que ingerir calorias que vêm unicamente da gordura (saturada, ainda por cima!) e dos hidratos.
      André.

    6. Olá, André
      Obrigado pelo seu comentário. É claro que tem razão. Tal como é dito no final do texto, as calorias não são o único dado que deve avaliar para definir uma alimentação saudável.
      Obrigado,
      Ele

    7. Omg! ando a ser tão enganada!
      Eu como wraps, porque são bons e parecem pitas… não sabia é que eram tão maus assim! Pior que um BigMac? Oh deus! Sendo assim acho que vou-me ficar pela bifaninha.

    8. Temos também de ter atenção ao tipo de calorias que estamos a ingerir, e não apenas ao valor da caloria. Ingerir calorias em molhos de mostarda, ketchup…, mesmo no mesmo valor, não é o mesmo que utilizar azeite virgem extra. Nós não vivemos sem calorias, por isso há que optarmos pelas que estão presentes em alimentos mais saudáveis e não ficarmos apenas agarrados ao número de calorias. Aliás, o açúcar e o sal presentes nos alimentos são questões bem importantes a ter em conta!

    9. Bem, mas ir ao McDonald’s pedir uma salada (com ou sem molho) é como ir às p**tas e pedir um abraço! 😉

      Ir ao McDonald’s é fazer asneira. Se é para fazer asneira faz-se asneira, não se pode é fazer muitas vezes! Troquem mas é a cola por cola zero e já estão a poupar 158 ou 197 kcal (0.4 ou 0.5L respectivamente) e, mais importante, 40 ou 50 gr de açúcar!!! São 5 a 7 pacotes de açúcar naquele bocado de papel cheio de cola e gelo!

    10. Vocês estão deduzindo que um alimento é mais saudável que o outro apenas pelo valor calórico? Sério? Um brigadeiro tem 89Cal. Uma maçã tem os mesmos 89Cal. Então segundo a lógica do post o brigadeiro, entupido de gordura e açúcar, seria tão saudável quanto uma fruta? Absurdo.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *