alguém tem dúvidas de que este é o melhor bolo de bolacha do mundo? eu não!
Não é de ânimo leve que se faz uma afirmação desta gravidade, por isso devo dizer que estive alguns meses a reflectir profundamente antes de me sentar à frente do computador. Mas hoje estou preparado para assumir publicamente as consequências daquilo que me preparo para afirmar: [pausa] [silêncio] [suspense] [pessoas a abandonarem o blog porque não têm paciência para estas hesitações] [Ela a protestar comigo] [e aqui vai] Encontrei o melhor bolo de bolacha do mundo.
Ok, eu admito que possa não ter provado TODOS os bolos de bolacha do mundo, mas já experimentei bastantes e este fica num honroso e destacadíssimo primeiro lugar. A responsabilidade é do famoso restaurante Canastra do Fidalgo, na Costa Nova, em Ílhavo. E os motivos são difíceis de aceitar, especialmente para quem vive a 253,03 km de distância.
Esta obra de arte da doçaria portuguesa é feita com bolacha Maria mergulhada em café. Até aqui, tudo bem. O espectáculo começa depois. Em vez do tradicional e ligeiramente enjoativo creme de manteiga (que, ainda por cima, costuma ser feito com margarina), este bolo alterna as camadas de bolacha com outras camadas de um suave e viciante creme de leite condensado que consegue não ter nem um grama de açúcar a mais do que aquele que realmente merecia.
Mas ainda falta a melhor parte: por cima, é colocado um fio do inigualável doce de ovos de Aveiro, o que atira este bolo para a estratosfera da confeitaria portuguesa. E como se isto tudo não bastasse, o bolo é finalmente salpicado com mais bolacha Maria esmagada para lhe dar um toque crocante que se sobrepõe à consistência suave do recheio.
Ficámos tão deslumbrados com esta maravilha que tivemos de publicar a receita completa deste fenomenal bolo de bolacha no nosso primeiro livro. Por isso, se quiser fazer esta maravilha em casa, já sabe: é só clicar aqui e comprar As Escolhas do Casal Mistério.
Todo esto delicioso bolo é uma conjugação de sabores que me atira para os melhores doces da minha já longínqua infância: a textura irresistível do leite condensado, o sabor irrepetível do doce de ovos de Aveiro que não tem nada a ver com aquelas miscelânias enjoativas que se encontram por aí e finalmente o sabor e o cheiro a café amargo que equilibra os açúcares.
Nós fomos lá almoçar em excursão com toda a Família Mistério mas, com uma sobremesa destas, não vale a pena falar de mais nada. A única coisa que é preciso referir é que começámos por pedir dois bolos para dividir pelos seis e acabámos a comer seis bolos que não dividimos com ninguém.
É uma sobremesa calórica? Digamos que não será propriamente light, mas como a Costa Nova é um dos sítios mais bonitos do País, tem muito para andar a pé enquanto abate as calorias. E pode encomendar o bolo para levar para casa, o que é sempre bom para quem vive longe.
Um óptimo fim-de-semana para si onde quer que o bolo de bolacha esteja,
Ele
fotos: casal mistério; luís agostinho / canastra do fidalgo